Supermercados BH inicia segunda etapa de virada de lojas do Bretas em Minas Gerais

A rede Supermercados BH inicia a segunda fase do processo de virada de lojas da bandeira Bretas em Minas Gerais. A expectativa da varejista é que as 22 unidades restantes passem a operar sob a nova gestão já na primeira semana de agosto. Essas lojas fazem parte da negociação com o grupo Cencosud Brasil para a venda de todas as operações da rede Bretas no Estado, que seguirá operando em Goiás.
Ao todo, foram adquiridos 54 supermercados, oito postos de combustíveis, um centro de distribuição (CD) e demais ativos relacionados às operações no mercado mineiro. A negociação, avaliada em R$ 716 milhões, precisou passar por aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). As 22 unidades que passarão pela virada até o início de agosto estão localizadas nos seguintes municípios:
- Juiz de Fora (sete lojas);
- Montes Claros (cinco lojas);
- Sete Lagoas (duas lojas);
- Varginha (duas lojas);
- Curvelo;
- Janaúba;
- Matozinhos;
- Pedro Leopoldo;
- Pirapora;
- Unaí.
A aquisição faz parte da estratégia de expansão das atividades da rede Supermercados BH em Minas. De acordo com documentos enviados ao órgão regulador, o objetivo é expandir em alguns municípios em que a bandeira ainda não atua ou está presente de maneira incipiente. Além disso, a aquisição possibilita a penetração em regiões em que há demanda para expansão.

Já para a Cencosud Brasil, subsidiária do grupo chileno Cencosud no País, a venda dessas unidades e demais bens da rede Bretas no Estado contribui para a captação de recursos para investimento e desenvolvimento dos negócios em outras regiões. Além do Bretas, a empresa também é proprietária de outras seis bandeiras (GBarbosa, Prezunic, Perini, Mercantil Atacado, Spid e Giga) distribuídas por nove estados brasileiros.
Sobre o Bretas
A rede varejista Bretas foi fundada em 1954, na cidade de Santa Maria de Itabira, na região Central de Minas Gerais. Em 2010, a empresa foi adquirida pelo grupo Cencosud por R$ 1,35 bilhão. Esse valor é 88,55% superior ao da atual negociação com a rede Supermercados BH. Nessa época, a bandeira possuía 62 lojas em Minas, Goiás e Bahia.
No ano da venda para a multinacional, a varejista era apontada pelo Ranking Abras como a maior empresa do segmento supermercadista no Estado e a sétima do Brasil. De acordo com o levantamento realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as operações da bandeira Bretas haviam registrado faturamento de R$ 2,1 bilhões em 2009.
Para efeito de comparação, a rede Supermercados BH – que adquiriu as operações da marca em Minas Gerais e hoje lidera o setor no Estado – ocupava a terceira posição entre as varejistas mineiras e a 15ª no ranking nacional, com R$ 1,172 bilhão de faturamento.

Conforme a última edição do levantamento, realizado em parceria com a NielsenIQ, a rede Supermercados BH registrou um faturamento bruto de R$ 21,278 bilhões em 2024, ocupando a quarta posição entre as maiores empresas do segmento no País. Já a Cencosud Brasil fechou o último exercício na nona posição do ranking nacional, com R$ 11,235 bilhões.
Após a aquisição, o Bretas foi perdendo espaço no mercado mineiro, principalmente, para outras redes regionais. O atual cenário competitivo do mercado foi um dos fatores que levaram a Cencosud a optar por se desfazer dos ativos em Minas Gerais.
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