Sustentabilidade ganha peso estratégico no setor de telecom

A TIM consolidou sua liderança no setor de TI & Telecom ao alcançar o primeiro lugar em práticas ESG e integrar o top 10 do Anuário Integridade ESG 2025, que lista as 100 companhias mais bem posicionadas em meio ambiente, social e governança no Brasil. O desempenho reforça o movimento estratégico das operadoras de telecomunicações de aliar expansão digital à agenda de sustentabilidade, fator cada vez mais decisivo para competitividade, atração de capital e fortalecimento de imagem corporativa.
Segundo a publicação, elaborada pela Insight Comunicação a partir da análise de 500 mil itens de 8 mil fontes distintas, a TIM se destacou em 2024 pela redução das emissões de carbono, com mais de 60% da energia utilizada proveniente de fontes renováveis, em especial plantas solares. O resultado posiciona a companhia à frente de concorrentes como Claro, Vivo e Totvs no segmento, e reforça sua estratégia de comunicação com investidores e consumidores.
O CEO da Insight, João Pedro Faro, ressalta que setores como energia elétrica, varejo, saúde e telecom ganharam relevância no ranking, refletindo maior maturidade na integração de temas ESG às estratégias de negócios. “Enquanto a energia elétrica é fonte essencial para uma matriz limpa, setores como telecom e varejo lidam diretamente com a qualidade de vida do consumidor final. Isso acelera a adoção de práticas sustentáveis e a forma como elas são comunicadas ao mercado”, afirma.
O levantamento evidencia que, no caso das telecomunicações, fatores como conectividade em regiões remotas, segurança de dados e inclusão digital passaram a compor os principais vetores de competitividade. Além de reduzir riscos regulatórios e operacionais, a pauta ESG tem sido decisiva para consolidar a reputação institucional das empresas e ampliar a confiança de investidores no setor.
Ouça a rádio de Minas