Negócios

Tag Plus anuncia parceria no Peru

Com quase dez anos de atuação no Brasil, a startup mineira Tag Plus, nascida em Belo Horizonte, deu o seu primeiro passo para ganhar a América Latina ao firmar parceria com o Peru, que promete ser a porta de entrada para o continente. Especializada no sistema de gestão comercial eletrônica para micro e pequenas empresas, atendendo principalmente ao setor de varejo e serviços, a empresa pretende somar ao seu catálogo de 8 mil clientes brasileiros, pelo menos 1 mil micro, pequenos e médios empresários peruanos só no segundo semestre deste ano. Junto à Factura Facil, sistema de faturamento eletrônico do Peru, a Tag Plus vai contribuir com seus serviços para agilizar a modernização e vendas dos empresários daquele país. “Diferente do Brasil, muitos países da América Latina são um pouco defasados nestas questões tecnológicas e sistemas voltados para a venda. Vamos levar essa parte da organização de vendas, de gestão de processamento que o nosso sistema vai levar para os clientes. Vamos ajudar as empresas a venderem mais e se organizarem, porque hoje há uma bagunça muito grande em relação a isso. Por exemplo, enquanto no Brasil toda essa questão de emissão das vendas fiscais é eletrônica, no Peru, isso ainda é muito recente, está começando agora. Acredito que eles tenham muito a evoluir nisso e a gente quer ajudar. Com os sistemas eletrônicos, o governo tem mais controle sobre as vendas, sobre as questões fiscais”, explica o sócio da Tag Plus e responsável pelo processo de internacionalização da empresa, Eduardo Carneiro. Com um faturamento médio anual de R$ 3 milhões e o plano de ganhar a América Latina, a expectativa é ganhar o mercado peruano, que tem 2 milhões de micro, pequenos e médios empresários. Nos primeiros momentos após a parceria, cinco empresas do Peru já passaram a utilizar o sistema da Tag Plus. Até 2020, o planejamento é que as vendas nos países latinos representem 10% do faturamento da empresa. Aportes – Para viabilizar a parceria com a empresa peruana, a startup mineira investiu entre US$ 5 mil e US$ 10 mil. “Encontramos o parceiro no Peru, que tinha contato com as empresas de lá, mas não tinha o produto. O investimento que tivemos foi para adaptar o nosso sistema nas questões tributárias e no idioma, alocar pessoas, estudar a legislação do país”, conta Carneiro. O próximo país em vista é a Colômbia, que deve ser abraçada pela empresa em até um ano. “Acredito que essa expansão na América Latina vai acontecer de forma gradativa. Uma vez em um país latino-americano, entrar nos outros é algo natural, pela facilidade da língua e pelas questões tributárias que quase não mudam de um país para o outro, excetuando-se o Brasil. Já adaptamos o nosso sistema para o espanhol, o que facilita bastante para atingir este mercado gigantesco que é a América Latina”, conclui. Serviços – Dentre as funcionalidades da plataforma da Tag Plus, que agora tem a sua versão em espanhol, estão o controle de vendas, emissão de nota fiscal eletrônica, loja virtual integrada, controle financeiro, gestão de compras, cadastro de produtos e clientes. Também é possível contar com a emissão de Escrituração Fiscal Digital (EFD) e o Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços (Sintrega).

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