Thronus Medical lança medicamento à base de cannabis com sabor mais agradável

A Thronus Medical, uma biofarmacêutica com DNA mineiro focada na produção e no desenvolvimento de nanofármacos à base de cannabis medicinal, está lançando uma nova formulação da linha de fármacos desenvolvida com a nanotecnologia Power Nano, uma técnica exclusiva e inédita, desenvolvida no Canadá, pela médica mineira Mariana Maciel.
A novidade conta com ativos na fórmula que deixam o sabor do medicamento mais palatável ao gosto humano. Desenvolvido para atender doenças como epilepsia, ansiedade, autismo, Alzheimer, Parkinson e doenças crônicas, como o câncer, a nova fórmula é uma conquista importante para amenizar o incômodo do gosto de óleo do medicamento para os pacientes. “O produto era um pouco amargo, agora, conseguimos amenizar este sabor. Os óleos possuem um sabor ruim que, muitas vezes, as pessoas não se adaptam”, comenta a médica.
A Power Nano é uma tecnologia desenvolvida e usada nos medicamentos da empresa para aumentar a biodisponibilidade de óleos canabinoides e potencializar a eficiência do tratamento e absorção pelo organismo. “A gente reduziu de 1 horas a 2 horas de absorção dos produtos convencionais, para 10 minutos”, explica Mariana Maciel, uma das fundadoras da biofarmacêutica.
Ela ressalta que a tecnologia é associada a toda a inovação que a empresa traz no DNA. “Estamos crescendo dia a dia e avançando no setor de pesquisas, a nova fórmula é mais um avanço de todo os investimentos que temos feito por aqui”, diz.
De acordo com Mariana Maciel, a empresa vislumbra colocar neste ano os produtos nas prateleiras das farmácias. Atualmente, eles só são vendidos diretamente da empresa para o paciente, com receita médica. “Hoje temos duas legislações no Brasil. Uma é a Resolução de Diretoria Colegiada, RDC nº 660/2022, que define os critérios e os procedimentos para importação de produtos derivados de cannabis que é a que a gente usa para exportar”, explica.
A outra legislação é a RDC 327, que trata da comercialização sanitária para vender produtos em farmácias. “Como a RDC 327 não envolve produtos de inovação tecnológica, ainda não conseguimos colocar nossos produtos nas prateleiras das farmácias. Então, vamos buscar um outro caminho que é um pouco mais longo que é o registro de medicamentos específicos”, ressalta Mariana Maciel.
Thronos Education quer formar médicos para receitar medicamentos à base de cannabis
Por ser uma tecnologia nova, muitos médicos ainda não estão habilitados para indicar o tratamento. O que a Thronos Education, braço educacional da Thronus Medical, tem feito é oferecer treinamento, cursos e formação para que eles se capacitem.
Hoje, a empresa possui seis produtos de solução oral com a tecnologia Power Nano e outras três com fórmulas diferenciadas. Além deles, tem as gomas mastigáveis. “As gomas não possuem a tecnologia Power Nano, elas são elaboradas a partir dos óleos convencionais, já que há situações em que se faz necessário o uso do medicamento convencional. As orientações são importantes para que eles saibam em que momento medicar o quê” explica Mariana Maciel.
Ainda há outro produto que apenas a Thronus Medical produz que é o intranasal. O medicamento é usado para resgate de crises convulsivas, de pânico, de ansiedade e até mesmo de enxaqueca. “Esse produto facilita o socorro por um familiar, por exemplo, para que o paciente em crise saia mais rápido dela”, explica.
A médica informa ainda que a proposta da Thronus Education é fornecer informações científicas atualizadas, oferecendo argumentos de discussões com estudos amplos e casos clínicos reais, vividos em consultórios para qualificar os profissionais. “É uma oportunidade para os médicos explorarem a potencialidade farmacológica da nova era da cannabis medicinal no Brasil de forma fundamentada”, defende.
Os produtos também podem ser usados por dentistas para tratamentos como o de bruxismo e problemas de ATM, que é uma anormalidade da articulação dos músculos responsáveis pela mastigação.
Ouça a rádio de Minas