A TIM cumpriu o compromisso assumido com o estado de Minas Gerais e concluiu esta semana a ativação da cobertura 4G em todos os seus municípios. A companhia é a única operadora a ter 100% de sinal da tecnologia de quarta geração no Estado e entrega aos mineiros um acesso mais amplo à tecnologia e com ainda mais qualidade, apoiando a inclusão digital de mais pessoas.
“Como escreveu o mineiro João Guimarães Rosa: ‘Minas Gerais é muitas. São, pelo menos, várias Minas’. Com a segunda maior população do País e o maior número de municípios, Minas é um desafio à parte, pois é um estado com território quase duas vezes o tamanho da Itália, por exemplo. Mesmo no auge da pandemia e com todas as incertezas por ela provocadas, a TIM seguiu investindo fortemente em infraestrutura de rede, com uma média de uma nova cidade ativada a cada três dias, para alcançar 100% dos municípios com a tecnologia 4G – algo inédito no Estado. Minas é estratégica para a operadora e, ao disponibilizarmos para os moradores das cidades do interior maior velocidade de transmissão de dados, estamos contribuindo com a melhoria das condições de vida da população, com encurtamento de distâncias e geração de novas possibilidades de autonomia, desenvolvimento, emprego e de renda”, explica o CTIO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville.
PUBLICIDADE
Estado responsável por 9,3% das riquezas produzidas em todo o País em 2021, o que representa R$ 805,5 bilhões, Minas Gerais foi um desafio para a TIM pela sua extensão de 586.528 km² e seu relevo de “mares de morros”. Para estar presente em todos os municípios, a operadora utilizou de diversas soluções, como a implantação de 163 biosites. O equipamento, desenvolvido e patenteado pela TIM, permite, de forma sustentável, reforçar e expandir a cobertura de voz e dados, sem impactar o meio ambiente urbano pela simplicidade da estrutura e facilidade de instalação. As antenas podem, ainda, ser utilizadas como mobiliário urbano, por exemplo, para instalação de iluminação pública e câmeras de segurança.
Outra ação que integra as diretrizes ESG da TIM em Minas Gerais e que contribuiu para alcançar 100% de cobertura 4G nos municípios foi o SkyCoverage. O projeto usa sites off-grid, ou seja, desligados da rede elétrica, para levar a conectividade para locais de difícil acesso para execução do projeto (instalação da antena) e sem cobertura, com menos custos de implantação e em regiões que não contam com o fornecimento de energia elétrica. Em Minas, já foram instaladas antenas em mais de 16 municípios. A tecnologia consiste no uso de painéis solares para alimentar torres e antenas e cada site tem sua própria geração de energia solar.