Tudodvet planeja inaugurar até quatro farmácias de manipulação animal em Minas Gerais

O Grupo Tudodvet projeta expandir os negócios da rede de farmácia de manipulação animal com até quatro novas unidades em Minas Gerais ao longo deste ano. A empresa, especializada em cosméticos e medicamentos veterinários, possui seis operações concentradas no Rio de Janeiro e espera abrir mais nove franquias no Brasil, com foco em São Paulo e no mercado mineiro.
O plano de expansão da rede está voltado para o crescimento acelerado do negócio, com projeções de aumento de 15% a 30% no faturamento anual, que atualmente é de R$ 5 milhões. O sócio administrador da Tudodvet, André Luiz Alves Madureira, destaca que a empresa já atingiu 80% da meta definida para 2025 (R$ 6,5 milhões).
O dirigente explica que, inicialmente, a empresa planeja dar prioridade para a expansão em grandes cidades próximas ao estado do Rio de Janeiro. Em Minas, as cidades que estão no radar da franqueadora para essa primeira fase do plano são a capital Belo Horizonte e Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
Madureira explica que o número de habitantes e a grande população pet no Estado foram alguns dos fatores que colocaram o mercado mineiro como um dos mais importantes para a empresa. “Além de ter pets residenciais, a região também conta com muitas fazendas com outros tipos de animais, onde nós podemos auxiliar no tratamento”, completa.
A Tudodvet realizou alguns estudos para entender melhor o funcionamento do mercado nas regiões que receberam as novas franquias. Além de realizar levantamentos sobre o número de habitantes, população de animais, comportamento e poder aquisitivo dos consumidores locais, entre outras informações.
A expectativa da empresa é de que as farmácias lançadas em Minas possam desempenhar melhor do que as operações atuais. O sócio administrador da rede também destaca alguns exemplos de franquias da marca que já estão apresentando desempenho superior ao esperado no plano de negócio.
Para atrair os consumidores, a empresa investe em pesquisas e novos produtos. Um exemplo são as gomas mastigáveis, filme oral altamente palatável para cães e gatos; além de biscoitos funcionais exclusivos, formulados em parceria com uma zootecnista, sem glúten e sem lactose, ideais também para pets com restrições alimentares.
Oportunidades no mercado pet

O mercado pet vem se tornando um dos mais sólidos no Brasil. Isso porque, mesmo em tempos de crise, o consumo de produtos e serviços não registra reduções significativas. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), esse mercado saltou de R$ 24,3 bilhões em 2023 para R$ 75,4 bilhões no ano passado.
A Tudodvet oferece dois modelos de negócio para quem estiver interessado em investir na marca. O primeiro é a Franquia Tradicional, ideal para quem quer montar uma farmácia completa do zero, com laboratório próprio. O outro é a Franquia de Conversão, voltado para empresários do setor magistral que já possuem uma farmácia pet, mas querem transformar seu negócio por meio do know-how da empresa e integrar a rede.
“O ideal é que a pessoa esteja à frente do negócio, para focar no trabalho e investir um pouco de tempo para fomentar a operação. Esse é um mercado com muitas oportunidades e que passou há poucos anos, principalmente durante a época da pandemia, por um crescimento absurdo ano após ano”, diz.
O investimento inicial para abrir uma unidade, com área mínima de 70 metros quadrados (m²), é de R$ 400 mil, incluindo capital de giro avaliado em R$ 60 mil. Além disso, o empresário precisa pagar R$ 50 mil de taxa de franquia e 6% de royalties e 2% de taxa de publicidade sobre o faturamento mensal.
O faturamento médio mensal dessas unidades pode variar entre R$ 80 mil e R$ 90 mil, com lucro de 15% a 25%. O prazo médio de retorno do investimento varia de um a dois anos. Vale ressaltar que o prazo previsto de contrato dessa parceria é de cinco anos.
Ouça a rádio de Minas