TYR prevê filial em Minas até 2025 para atender mercado livre de energia
O volume de pequenas e médias empresas que vêm aderindo ao mercado livre de energia está começando a atrair empreendimentos de outros estados para Minas Gerais. Um dos exemplos disso é a carioca TYR Energia que pretende, até 2025, aportar no mercado mineiro cerca de R$ 1 milhão na abertura de uma filial em Belo Horizonte, montante que poderá ser ampliado com o passar do tempo.
O CEO da TYR Energia, Eduardo Miranda, enxerga Minas como um mercado potencial e espera trazer para o Estado o serviço no mercado livre de energia como uma experiência para o cliente. “Minas Gerais tem um mercado potencial muito grande no segmento de energia livre. Além disso, o empresário mineiro é muito atento e não quer saber apenas de desconto. Ele quer mais, quer uma experiência”, avalia ele.
Para Miranda, a TYR Energia, que já tem uma parceria no mercado mineiro com a Logás, empresa especializada na distribuição, abastecimento e logística de gás natural comprimido no Estado, pretende expandir sua atuação e chegar a algo próximo de 100 clientes até o final do próximo ano. “Estamos entrando em Minas para oferecer o varejo como experiência, replicando o modelo que aplicamos no Rio de Janeiro. Atuamos também em um condomínio no Estado e pretendemos ampliar nossos clientes”, explica.
Com a possibilidade de os consumidores economizarem até 40% na conta de energia, usando apenas fontes renováveis, Minas Gerais, tem se tornado um dos mercados focais para empresas do mercado livre de energia. A diretora executiva da TYR, Joana Waldburger, afirmou que o acordo com a Logás marca um passo significativo na estratégia de expansão da empresa e na consolidação da presença no Estado, fortalecendo a posição como comercializadora varejista.
A Logás conta com quatro bases de abastecimento em Minas Gerais, nas cidades de Poços de Caldas, Betim, Barbacena e Ipatinga. “A unidade que fica em Poços de Caldas já vem sentindo a redução na conta de energia. Assim que as quatro plantas estiverem com o procedimento de migração para o mercado livre de energia completo, a economia nas quatro unidades chegará a R$ 44 mil mensais. Quando levamos em conta que a energia é um dos principais custos de uma empresa, trata-se de uma redução significativa”, avaliou a diretora.
Uma das vantagens do mercado livre de energia no Brasil é que ele permite aos consumidores e empresas que escolham seus fornecedores de energia, oferecendo maior flexibilidade e potencial para redução de custos. “A alta demanda de grandes empresas necessita de um bom investimento em eficiência energética e o mercado livre é a ferramenta mais poderosa que temos para buscar a eficiência no consumo de energia”, considera Joana Waldburger.
Atualmente, o mercado livre de energia representa cerca de 30% do consumo total nacional, um número que tem crescido constantemente nos últimos anos. Esse segmento tem se mostrado importante para empresas que buscam otimizar seus custos operacionais e investir em soluções energéticas mais eficientes.
Este mercado oferece vantagens para os usuários ao permitir escolher contratos mais personalizados e competitivos. Além disso, a modalidade confere autonomia e transparência no consumo de energia. Com o uso de medidores inteligentes, os clientes conseguem acompanhar em tempo real o consumo de energia através de aplicativos.
Além do investimento na estrutura física, a atuação varejista é diferente de investir em Geração Distribuída (GD), montar uma usina. “Esse capex está diretamente relacionado a outras atividades para uma atividade no varejo, assim como a gente desenvolveu aqui no Rio de Janeiro, atuamos e investimos em linhas como marketing, patrocínio de eventos, remuneração de parceiros comerciais, toda a nossa cadeia. Isso replicado representaria um investimento de algumas dezenas de milhões de Reais para uma expansão regional da TYR no mercado mineiro”, explica a diretora executiva da TYR.
A atuação da TYR no Estado deve gerar novas oportunidades no mercado de trabalho e geração de renda para uma vasta rede de empreendedores mineiros, que atuam como parceiros das empresas varejistas na prospecção de clientes.
“Atualmente a rede de parceiros da empresa é formada por mais de 200 representantes em todo o país e a empresa quer dobrar esse número até o final do ano. No programa implementado pela TYR, os parceiros que atuam na prospecção comercial são remunerados por cada cliente fechado em conjunto com a empresa. Estas comissões já distribuíram R$ 6 milhões ao ecossistema de parceiros”, conclui a executiva.
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