Negócios

Uberlândia Shopping cresce 17% e supera média do setor

Mall aposta em novas operações e eventos para manter a expansão
Uberlândia Shopping cresce 17% e supera média do setor
Vendas do Uberlândia tiveram como destaque as lojas âncoras, que registraram alta de 65,66% | Foto: Divulgação Uberlândia Shopping

A atração de novas operações, aliada à localização privilegiada e à programação cultural ampla, está contribuindo para o aumento das vendas no Uberlândia Shopping, localizado na região do Triângulo. Nos primeiros cinco meses do ano, o volume de vendas cresceu 17% em relação ao mesmo período do ano anterior. Somente em maio, a alta chegou a 24% na comparação com maio de 2024. A expectativa é manter o ritmo nos demais meses e encerrar o ano com aumento de 20% nas vendas em relação ao ano passado.

O desempenho das vendas do mall está bastante acima da estimativa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), que prevê um avanço médio nas vendas do segmento em torno de 1,6% em 2025.

De acordo com o superintendente do Uberlândia Shopping, Fabiano Guerra, vários fatores têm contribuído para o desempenho positivo das vendas. Entre os principais está a localização do empreendimento. O mall está instalado no bairro Morada da Colina, na zona Sul de Uberlândia, um dos principais polos de crescimento da cidade.

“A zona Sul de Uberlândia tem crescido de forma exponencial. Tivemos a inauguração de uma unidade da Universidade de Uberaba (Uniube) ao lado do shopping, o que eleva o fluxo. O bairro também está crescendo com a construção de novos prédios e condomínios residenciais. Isso significa mais pessoas na região e, obviamente, impulsiona o fluxo do shopping, favorecendo as vendas.”

Diversificação impulsiona crescimento

Para atender à demanda dos consumidores, o Uberlândia Shopping tem investido na atração de operações variadas, o que amplia a atratividade do empreendimento. Para se ter ideia, nos últimos 12 meses, dez novas lojas passaram a integrar o mix do shopping. Entre elas estão Sam’s Club, Mania de Churrasco, Hope, Piticas, Puket, Chocolataria Gramado, Moderna Esmalteria, UDI Ótica, Royal Trudel, Okaberry, Provanza, Chef da Empada, além da reinauguração do Divino Fogão.

“Nosso objetivo é ter um mix adequado à demanda do nosso consumidor, oferecendo a maior conveniência possível. Atraímos várias operações novas para o mall nos últimos meses e vamos continuar avançando. Nos próximos meses, teremos cinco novas operações, incluindo uma loja da TIM, uma clínica de olhos, uma clínica dermatológica, a Milon e uma loja de moda praia infantil.”

A diversificação tem gerado bons resultados. Em maio de 2025, o centro de compras e lazer registrou crescimento médio de 24% nas vendas em comparação com o mesmo mês do ano anterior. O Same Store Sales (SSS), indicador que avalia o desempenho real de vendas, excluindo o impacto de novas lojas abertas recentemente ou de lojas que foram fechadas, também avançou, com alta de 9%.

Com um mix diversificado e atendendo às demandas dos mais variados perfis de consumidores, as vendas do Uberlândia Shopping tiveram como destaque as lojas âncoras, que registraram alta de 65,66% nas comercializações. Os quiosques também apresentaram expressivo crescimento nas vendas, com alta de 34%. As megalojas atingiram 30,51% de aumento, enquanto a Praça de Alimentação avançou 25,1%.

Os segmentos que melhor performaram foram os de entretenimento, que apresentou crescimento de 25%, seguido por óticas, com 20%; artigos para o lar, com 15%; e conveniência e serviços, com aumento de 13% nas vendas, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Eventos impulsionam o fluxo de visitantes

O superintendente do Uberlândia Shopping, Fabiano Guerra, destaca que os eventos variados também são fundamentais para ampliar a visitação ao mall. Nos últimos meses, o empreendimento promoveu dezenas de exposições, ações sociais, atividades culturais e campanhas.

Entre os destaques estão a campanha do Dia das Mães, a exposição gratuita “Jardim dos Insetos Gigantes”, a mostra “Ritmos da Experiência”, a viagem imersiva pelas belezas naturais do Parque do Pau Furado e a feirinha de adoção “Meu Novo Aumigo”. Ainda estão em cartaz atrações como o Circo Turma da Mônica, o Mega Park Internacional e a Casa dos Horrores.

“Nosso objetivo é fazer do Uberlândia Shopping mais do que um centro de compras: é tornar o espaço uma referência em entretenimento, cultura e encontros. Nesse sentido, queremos nos transformar no palco de eventos da cidade. Investimos na diversidade de eventos e isso gera resultados para o shopping, com a atração de mais consumidores, ampliação do fluxo e, consequentemente, maiores vendas.”

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas