Negócios

Universidade Veiga de Almeida inicia expansão em Minas com inauguração em Juiz de Fora

A rede de ensino superior privado espera abrir mais 20 unidades no Estado, sendo dez nos próximos seis meses
Universidade Veiga de Almeida inicia expansão em Minas com inauguração em Juiz de Fora
Foto: Universidade Veiga de Almeida (UVA) / Divulgação

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) inaugurou, neste mês, uma unidade em Juiz de Fora, na Zona da Mata. Este é o segundo polo da instituição privada de ensino superior em Minas Gerais, que ainda prevê o lançamento de mais 20 unidades de ensino a distância no Estado em 2025.

A nova unidade está localizada na avenida Presidente Itamar Franco, nº 1820, no bairro São Mateus, e conta com espaço para palestras, workshops, laboratório de informática e equipe local. A universidade ainda oferecerá mais de cem cursos a distância, entre graduação e pós-graduação.

A rede fluminense de ensino superior pertence ao grupo norte-americano Ilumno, já conta com uma operação em Uberaba, no Triângulo Mineiro, e planeja expandir a presença em Minas. A unidade de Juiz de Fora é apenas o início da estratégia de expansão da universidade pela região Sudeste do Brasil.

O CMO da Ilumno no Brasil, Davino Pontual, destaca que a universidade planeja abrir novas unidades em, pelo menos, 20 localidades no Estado ao longo deste ano, além de atingir entre 10 mil e 20 mil alunos até 2026.

De acordo com o dirigente, a UVA já está com negociações avançadas para inaugurar um polo no bairro São Pedro, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, e em Montes Claros, na região Norte de Minas. Além disso, a rede também deu início a negociações para lançamentos em outras quatro cidades mineiras, são elas:

  • Contagem;
  • Ribeirão das Neves;
  • Sete Lagoas;
  • Vespasiano.

Pontual explica que a decisão de começar a expansão da rede por Minas Gerais está relacionada, entre outro fatores, ao Estado ser uma das praças, ao lado do Rio de Janeiro e São Paulo, com maior volume de alunos no segmento de educação superior privado.

“O Estado de Minas é considerado um mercado estratégico, com uma grande população jovem e uma grande procura por ensino superior de qualidade. Nós entendemos que existe uma aderência ao mercado que nós buscamos oferecer”, completa.

Plano de expansão da Universidade Veiga de Almeida

Unidade da Universidade Veiga de Almeida (UVA).
Foto: Unidade da Universidade Veiga de Almeida / Divulgação

Com quatro campi no Rio de Janeiro e mais de 60 polos de educação a distância, a Universidade Veiga de Almeida planeja abrir, nos próximos seis meses, pelo menos mais dez polos em Minas Gerais, incluindo a capital mineira. Ela também tem planos de, futuramente, oferecer cursos semipresenciais no Estado.

O CMO da Ilumno no Brasil acredita que a proposta de oferecer educação superior de qualidade a preços acessíveis poderá contribuir para o crescimento da marca em Minas. “Nós reforçamos esse posicionamento por meio de nossas notas obtidas nas últimas avaliações do Ministério da Educação (MEC), de nossos cursos e infraestrutura”, afirma.

Entre os desafios para a expansão no Estado, estão complexidades do mercado mineiro como o tamanho do território e as diferenças regionais existentes em Minas, tanto no perfil de alunos quanto de concorrentes.

“Nós vamos focar todos os nossos esforços no aprendizado e conhecimento do mercado de Minas, para entrar com o pé direito e se consolidar no Estado. Em seguida, em 2026, nós vamos focar nas outras regiões”, explica Pontual.

O dirigente ressalta que, após os lançamentos de unidades principais em municípios mais populosos de Minas, haverá uma expansão para cidades menores, por meio de operações satélites. “O ensino a distância nos permite levar uma qualidade de ensino por um valor justo para quem mora nas cidades pequenas de até 15 mil habitantes”, diz.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas