Negócios

Utam desenvolve nova linha de cápsulas de café

Investimento de R$ 10 mi permitiu lançamento de blends
Utam desenvolve nova linha de cápsulas de café
Versões monodoses chegam aos PDVs e-commerce da empresa em cartuchos com 10 unidades | Crédito: Divulgação / Grupo Utam

O Grupo Utam, com sede em Ribeirão Preto (SP) e unidade de processamento em Piumhi (região Centro-Oeste de Minas), lança a linha Utam Multi, formada por cápsulas de café e bebidas variadas compatíveis com as máquinas Dolce Gusto.

O investimento de R$ 10 milhões permitiu que a empresa desenvolvesse novos blends de café e sabores. A expectativa, segundo a diretora do Grupo Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho, é que a linha de monodoses corresponda a 10% do faturamento da companhia até o fim de 2025, dobrando a participação atual com a linha compatível com as máquinas Nespresso (Utam Uno), produzidas desde 2013.

“Temos o propósito de sermos inovadores há muitos anos. O primeiro lançamento de monodoses foi em 2013, quando trouxemos as cápsulas compatíveis com Nespresso. Hoje, temos mais de 300 marcas de cápsulas de café produzidas pela Utam nesse segmento. Foi preciso muita pesquisa, inclusive sob o aspecto jurídico. De lá para cá, investimos em maquinários e tecnologia. Depois produzimos o drip coffee, que é uma tecnologia japonesa. E agora lançamos as cápsulas compatíveis com Dolce Gusto. Foi praticamente um ano de testes no desenvolvimento dos blends. Tinha que ser um produto de excelente qualidade e com preço justo”, afirma Ana Carolina Soares de Carvalho.

A Utam Multi é composta por sete blends:

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


  • Matinal – café torrado e moído (torra média, 100% arábica e intensidade 5);
  • Espresso – torra média, 100% arábica e intensidade 7;
  • Intenso – café torrado e moído (torra escura, predominantemente arábica e intensidade 9);
  • Cappuccino;
  • Café com Leite;
  • Achocolatado
  • Chá de Limão.

Essas sete versões monodoses chegam aos pontos de venda e no e-commerce da empresa em cartuchos com 10 unidades cada.

Com a implantação da linha de cafés especiais na unidade mineira, desde 2016, além de produzir seus próprios cafés, o grupo passou também a fabricar para os principais players do mercado, o que representa mais de 100 marcas de cafés em grãos e mais de 300 marcas de cafés em cápsulas do início da operação contabilizados no ano de 2023.

Ana de Carvalho, diretora da UTAM
Temos o propósito de sermos inovadores, diz Ana de Carvalho | Crédito: Divulgação / Grupo Utam

“Para implementar essa nova linha de produção, fizemos contratações e treinamos a nova equipe, a maior parte dela no comercial. A empresa que desenvolve o maquinário veio para o Brasil para fazer o treinamento. Hoje temos nove tipos de envase de café. São nove linhas diferentes de produção, do grão ao monodose”, destaca.

Ainda que a inovação aconteça especialmente no setor fabril, cada novo lançamento reforça a necessidade de ajuste no processo de produção da fazenda Santa Alcina, também na cidade mineira.  

Garantir a qualidade necessária do café para a produção das cápsulas é também primar pelas boas práticas e pelos critérios de responsabilidade socioambiental.

“Desde que começamos a trabalhar com a linha de cafés especiais na Utam, a fazenda mudou muito. Os processos de manejo do café estão muito mais trabalhados, enriquecidos para valorizar o produto. As monodoses exigem a alta qualidade do café. As novas técnicas e tecnologias contribuem para a qualidade do café no final. Hoje demonstramos para o mercado a nossa responsabilidade através das certificações”, explica a diretora do Grupo Utam.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas