Veja quais são os 25 empregos em alta no Brasil

Belo Horizonte aparece entre as cidades com mais contratações em 11 dos 25 cargos que mais crescem, segundo pesquisa do LinkedIn

21 de janeiro de 2024 às 8h00

img
Piloto de drone é um dos cargos em alta no Brasil em 2024, segundo pesquisa do LinkedIn. Foto: David Henrichs / Unsplash

Quais são os empregos em alta em 2024? Quais os cargos e funções que mais crescem no Brasil?

As respostas para estas perguntas podem ser valiosas para todos aqueles profissionais que desejam aproveitar o ano novo para buscar novos empregos, fazer uma reciclagem, mudar de carreira, retornar ao mercado de trabalho ou apenas adquirir novas competências para crescer nos próximos anos.

O LinkedIn, rede social voltada para o universo do trabalho, fez uma pesquisa a partir de dados próprios para criar um ranking dos 25 empregos em alta no momento.

Detalhe: das 25 funções em crescimento no país, 11 delas priorizam profissionais de Belo Horizonte nas contratações e, no caso de um dos cargos, Contagem, na região metropolitana, aparece entre as cidades com mais contratações.

Algumas funções já apareceram no ranking feito pelo LinkedIn em 2023, como o analista de privacidade, que abre a lista abaixo. Mas este ano trouxe muitas novidades, como o psicólogo infantil e o piloto de drone. Confira a seguir.

Os 25 cargos em alta no Brasil em 2024

  1. Analista de privacidade: Avalia de forma contínua os riscos relacionados a dados sensíveis, ajudando as empresas a desenvolver procedimentos para tratar essas informações de maneira adequada. Belo Horizonte está entre as cidades com mais contratações para este cargo.
  2. Analista de cibersegurança: Responsável por evitar ameaças cibernéticas a dispositivos e a rede da empresa, monitorando incidentes e avaliando vulnerabilidades.
  3. Executivo(a) de vendas: Coloca em prática a estratégia de vendas, sendo responsável por processos desde a identificação de potenciais clientes a fechar negócios e administrar sua carteira de contas. Belo Horizonte está entre as cidades com mais contratações para este cargo.
  4. Representante de desenvolvimento de negócios (BDR): Faz uma prospecção ativa e cultiva relacionamentos com potenciais clientes para gerar contatos qualificados e novas oportunidades de negócios para suas empresas. Belo Horizonte está entre as cidades com mais contratações para este cargo.
  5. Gerente de contas estratégicas: Responsável pela gestão das contas de clientes que geram maior parcela do faturamento da empresa ou que representam oportunidades estratégicas, oferece atendimento personalizado. Belo Horizonte está entre as cidades com mais contratações para este cargo.
  6. Diretor(a) de receita: Supervisiona todos os processos geradores de receita em uma empresa, escolhendo setores para foco e participando na definição das estratégias de planejamento e operações.
  7. Engenheiro(a) de segurança de processo: Analisa riscos em processos industriais relacionados a compostos químicos e materiais, lidera projetos de engenharia e da indústria para propor melhorias e evitar acidentes.
  8. Assessor(a) de investimento: Auxilia sua carteira de clientes a tomar decisões de investimento, mostrando opções de produtos do mercado financeiro dentro de cada perfil de risco. Belo Horizonte está entre as cidades com mais contratações para este cargo.
  9. Analista de dados: Profissional responsável por coletar e limpar bases de dados, faz análises e fornece material que auxiliam outras áreas do negócio a tomar decisões assertivas. Belo Horizonte está entre as cidades com mais contratações para este cargo.
  10. Gerente de tráfego: Planeja a distribuição de conteúdos e anúncios em mídias digitais, mensurando resultados das campanhas para a empresa e administra a verba de anúncios pagos. Belo Horizonte está entre as cidades com mais contratações para este cargo.
  11. Líder de gerentes de produto: Supervisiona todas as etapas da jornada de um produto, da conceptualização até o lançamento, gerenciando a equipe multidisciplinar envolvida no projeto. Belo Horizonte está entre as cidades com mais contratações para este cargo.
  12. Analista de construção civil: Acompanha as obras, auxilia na execução e administração do projeto por meio de fiscalização e elaboração de relatórios.
  13. Especialista de campo: Atua no suporte técnico para clientes ou em locais de operação da empresa, monitora procedimentos e funcionamento de equipamentos.
  14. Diretor(a) comercial: Responsável pelo planejamento comercial da empresa relacionados a estratégias das equipes de vendas, produto, marketing e atendimento ao cliente.
  15. Gerente middle market: Faz a prospecção de negócios e clientes no segmento de empresas de médio porte e oferta produtos que atendam a necessidade do cliente. Belo Horizonte está entre as cidades com mais contratações para este cargo.
  16. Psicólogo(a) infantil: Analisa o comportamento de crianças e identifica impedimentos para o seu desenvolvimento saudável, ajuda com questões emocionais e a lidar com sofrimentos e aflições.
  17. Piloto de drone: Faz a operação da aeronave não tripulada para a produção de fotografias e vídeos aéreos e para o mapeamento de áreas.
  18. Estrategista de mídias sociais: Cria e implementa estratégias de comunicação de marcas para diversas plataformas de mídias sociais.
  19. Técnico(a) em geologia: Aplica conhecimento técnico sobre geologia, física e recursos naturais para auxiliar construções e operações de infraestrutura.
  20. Técnico(a) de segurança do trabalho: Garante que normas e procedimentos de segurança e saúde dos trabalhadores estejam sendo seguidos de acordo com a legislação. Contagem está entre as cidades com mais contratações para este cargo.
  21. Engenheiro(a) de segurança: Avalia e identifica os riscos de segurança em sistemas corporativos, especializando-se no desenvolvimento de soluções e sistemas para combater ameaças.
  22. Analista de suporte de TI: É responsável pelo suporte técnico, configurando computadores e outros dispositivos, ensinando usuários a operar os softwares utilizados pela empresa e resolvendo problemas técnicos. Belo Horizonte está entre as cidades com mais contratações para este cargo.
  23. Engenheiro(a) de confiabilidade: Analisa riscos de falhas em usinas e plantas industriais, acompanha manutenções preventivas e faz planos de ação para melhorias em processos.
  24. Analista de sustentabilidade: Responsável por mensurar o impacto da empresa no meio ambiente e propor ações para reduzi-lo. Belo Horizonte está entre as cidades com mais contratações para este cargo.
  25. Analista de implementação: Auxilia clientes na implementação de soluções de software, dados e de sistema quando há a troca, aquisição ou atualização da tecnologia.

O LinkedIn também elencou dados como competências mais comuns, setores mais comuns, divisão por gênero de contratados em 2023, tempo médio de experiência antes de assumir o cargo, principais cargos ocupados antes da contratação, disponibilidade de vagas remotas e a disponibilidade de vagas híbridas.

Metodologia da pesquisa

Para chegar ao ranking, pesquisadores do LinkedIn Economic Graph analisaram milhões de vagas divulgadas na plataforma entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de julho de 2023 e, a partir desses dados, calcularam a taxa de crescimento de cada cargo.

Pesquisa ajuda a pensar em qual o perfil que um profissional deve ter para conseguir oportunidades nos próximos anos. Foto: Ben Rosett / Unsplash
Pesquisa ajuda a pensar em qual o perfil que um profissional deve ter para conseguir oportunidades nos próximos anos. Foto: Ben Rosett / Unsplash

“Para fazer parte da lista, os cargos precisavam ter um crescimento consistente em nossa base de usuários, além de terem registrado um aumento significativo até 2023”, informou o LinkedIn ao divulgar a metodologia para seu estudo, na última semana.

“Cargos idênticos com diferentes níveis de experiência foram agrupados e classificados em conjunto. Estágios, cargos de voluntariado, funções temporárias e funções de estudantes, assim como cargos em que a contratação era dominada por algumas poucas empresas em cada país, também foram excluídos”.

Empregos em alta em outros países

Vale dizer que os cargos em alta no Brasil não necessariamente correspondem aos que mais crescem em outros países.

Nos Estados Unidos, por exemplo, aparecem funções como fisioterapeuta e engenheiro de inteligência artificial.

Já a lista de Cingapura traz em destaque cargos como agente imobiliário e consultor jurídico.

E a lista da França tem cargos como gerente de hotel, artista de iluminação e coordenador educacional.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail