Vinícola Mil Vidas quer dobrar a produção de uvas em Ritápolis

A produção da Vinícola Mil Vidas, em Ritápolis, na região Central de Minas Gerais, resultou em 14 toneladas de uvas no inverno passado. Essa, aliás, foi a primeira safra da fazenda de Wander Oliveira, que totaliza em 21 hectares. Ele estima que o volume de produção dos tipos syrah e sauvignon blanc possa aumentar gradativamente, alcançando até 30 toneladas em 2027.
“Temos 21 hectares de um terreno adquirido em 2020. Desse total, 11 hectares estão aptos para o cultivo de videiras. Isso porque as outras áreas são de reserva florestal, plantação permanente e que impróprias para o cultivo de uvas. Mas, em cinco dessas 11, realizamos o plantio em 2021, resultando nessas 14 toneladas”, recorda.
Leia também: Produção de uva para vinhos finos cresce em Minas Gerais
O produtor afirma que pretende expandir a produção da Mil Vidas para outros hectares apropriados para o plantio. “Temos esse espaço reservado para mais seis hectares, permitindo uma futura expansão, que deve ocorrer em até dois anos. O que acontece é que a primeira safra sempre acaba sendo menor, e a nossa previsão é de ampliar já neste inverno”, comenta.
Safra de 2024 deve chegar a 20 toneladas
Segundo Olivera, as 14 toneladas de 2023 proporcionaram a vinificação de 10 mil garrafas, que atualmente tem esse processo terceirizado. A previsão é de que a safra que será realizada neste inverno resulte em 20 toneladas.
“Atualmente, os vinhos são consumidos no nosso restaurante Mil Vidas, que está anexo ao terreno e, todo o consumo de nosso vinho é feito no restaurante. Mas também vendemos para os clientes que desejam levar garrafas”, diz.
Ainda conforme ele, a produção é natural, orgânica, e pode se estabilizar entre 28 e 30 toneladas em um prazo de três anos. “Até lá, devemos ter um crescimento entre 30% e 40% da produtividade. Também deveremos chegar a vinificação para 18 mil garrafas”, acredita.
Vinificação
Atualmente, a vinificação da Mil Vidas está sendo realizada na sede da Vitácea Brasil, na cidade de Caldas, no Sul de Minas Gerais. As uvas frescas colhidas na vinícola são carregadas ao final do dia em caminhão refrigerado que, por sua vez, descarrega na manhã seguinte no local onde acontece o processo.
A vinificação com o rótulo Mil Vidas garante em Ritápolis três opções de vinhos:
- o do tipo rosé feito a partir da uva syrah, que também é utilizado para produzir o tinto;
- e o tipo branco feito da casta sauvignon blanc.
Outra aposta da Vinícola Mil Vidas é quanto à comercialização em canais próprios de vendas. De acordo com o produtor, o desejo é de comercializar a bebida diretamente para empórios, como as lojas especializada em vinhos, assim como também para restaurantes.
Ouça a rádio de Minas