Visitas ao Mercado Novo de BH sobem 15% em julho e chegam a 400 mil pessoas

Estabelecimentos gastronômicos, lojas de moda e artesanato, além de feiras. São 1.020 lojas funcionando a pleno vapor, espalhadas em 36 mil metros quadrados distribuídos em quatro pavimentos. Assim é o Mercado Novo de Belo Horizonte, que acaba de divulgar um aumento de 15% no número de visitantes em julho deste ano na comparação com o mesmo período de 2024.
Com a subida, a galeria chegou à soma de cerca de 400 mil pessoas no mês. Desse total, a estimativa é que 10% sejam turistas de outros estados e de outros países. O curador e síndico do espaço, Luiz Felipe de Castro, afirma que as atrações mais procuradas no Mercado Novo foram os estabelecimentos gastronômicos como bares e casas especializadas em bebidas artesanais.
Em seguida, ganharam destaque as lojas de moda, acessórios, brechós e artesanato. Por fim, mas não menos importante, as feiras realizadas no terceiro piso também contribuíram para o bom desempenho do período. “Com o dinheiro das férias no bolso, o público aproveita para comprar produtos da economia criativa e itens exclusivos, feitos por mão de obra local”, destaca.
Mercado também é espaço para feiras diversas
“Mantemos uma agenda agitada de feiras e exposições, oferecendo ao público produtos que carregam história e propósito”, completou o síndico do Mercado Novo, que tem 1.200 lojas no total, sendo 1.020 delas ocupadas por empreendedores e as demais disponíveis para aluguel.
Entre as feiras que ocupam o espaço do Mercado Novo, houve a Mostra Minas, que tem foco em moda sustentável, artesanato local e brechós e valoriza o consumo consciente e o talento de pequenos empreendedores locais. A Multiverso reúne arte e artesanato, roupas e acessórios, gastronomia e floricultura e uma feira de cultura asiática, que foi novidade no calendário.
Turismo mineiro tem julho movimentado
O turismo em Minas Gerais apresentou crescimento expressivo durante o recesso escolar. De acordo com levantamento da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), Belo Horizonte se destacou como um dos principais destinos, especialmente entre os jovens e famílias em busca de experiências culturais, gastronômicas e de lazer.
A Belotur, empresa municipal de turismo, também confirmou o aumento do fluxo turístico na Capital durante o mês de julho, com ênfase no Centro e nas regiões boêmias da cidade. “O cenário reforça o papel do Mercado Novo como polo relevante na promoção da Economia Criativa e no fortalecimento do turismo cultural em Minas Gerais”, concluiu o curador e síndico do Mercado, Luiz Felipe de Castro.
Mercado Novo de BH
Entrada de pedestres: Olegário Maciel, 742
Entrada do estacionamento terceirizado: Rio Grande do Sul, 499
Funcionamento:
Segunda: 7h às 20h – entrada até 19h
Terça a quinta: 7h às 00h – entrada até 22h
Sexta e sábado: 7h às 00h – entrada até 23h
Domingos e feriados: 7h às 18h – entrada até 17h
Atenção: alguns estabelecimentos fazem seus próprios horários. Certifique-se diretamente com eles o funcionamento vigente
Ouça a rádio de Minas