VLI eleva movimentação de cargas em MG

18 de dezembro de 2020 às 0h11

img
A VLI elevou a movimentação de cargas pelos trilhos da FCA em mais de 85% entre 2011 e 2019 | Crédito: Divulgação/VLI

A VLI, companhia de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos, alcança sua primeira década de atividades – neste dia 18 – celebrando avanços e preparada para seguir participando ativamente da transformação da logística brasileira.

Responsável pela operação da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e por cinco terminais multimodais no interior de Minas Gerais, entre outros ativos, a empresa elevou a movimentação de cargas pelos trilhos da FCA em mais de 85% entre 2011 e 2019 – quase 300 milhões de toneladas no período. As frotas de vagões e locomotivas que circulam entre o Sudeste, o Centro-Oeste e a Bahia aumentaram em 60% e 40%, respectivamente. Hoje, são mais de 22 mil vagões e quase 750 locomotivas que carregam grãos, açúcar, fertilizantes, minério, produtos siderúrgicos, celulose entre outros.

O Estado tem um papel-chave na evolução do negócio. Além de Belo Horizonte ser a sede, Minas reúne mais da metade dos cerca de 7,5 mil profissionais da companhia. Araguari, no Triângulo Mineiro, foi a primeira cidade a abrigar um dos terminais que conectam rodovia à ferrovia e revolucionaram a movimentação de cargas do agronegócio, com ganho de 70% no ciclo entre carregamento do trem e descarga nos portos. Terminais em Uberaba e Pirapora também transformaram essas cidades em polos para o transbordo de grãos e açúcar.

A empresa é parceira de outro setor representativo para a economia mineira: a siderurgia. Cerca de metade da produção de aço do país está na área de atuação da VLI e operações regulares garantem o fluxo de insumos e produtos pela ferrovia e pelos terminais de Ouro Preto e Santa Luzia.

“Nossa proposta de gerar valor para os nossos clientes, a integração de modais, é um caminho essencial para o Brasil ganhar competitividade. A infraestrutura logística tornou-se um tema de interesse nacional e prevemos contribuir cada vez mais conectando produtos e mercados. Em 10 anos, já transformamos a logística do Brasil e esperamos fazer mais nos próximos anos. Estamos empenhados em novas parcerias e em inovar para seguir aprimorando o setor e auxiliando a economia nacional”, aponta o presidente da VLI, Ernesto Pousada.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail