WeForum impulsiona liderança feminina no fomento a negócios sustentáveis em BH

Aumentar a participação das empresas comandadas por mulheres no comércio internacional é um dos objetivos do Women Entrepreneur Forum (WeForum), segundo a presidente do Capítulo Brasileiro da Aliança Empresarial de Mulheres do Brics, Mônica Monteiro. Ela destaca que atualmente, as empresas exportadoras brasileiras que têm mulheres na liderança representam 14% do total nacional, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).
“A média no mundo é de 24%. Temos um longo trabalho pela frente para aumentar a participação e estimular a inclusão feminina”, observa. De acordo com Mônica Monteiro, o destaque mundial é dos Estados Unidos, com cerca de 24%.
Mônica Monteiro ressalta que o objetivo do evento, que em sua 4ª edição começou hoje (26), no teatro Sesiminas, em Belo Horizonte, é justamente “mudar esses números”. Para ela, uma das formas de alterar essa realidade é a atuação em rede. “O WBA é uma rede estruturada, organizada e com governança, que pode cada vez mais, buscar outras mulheres”, diz.
O WBA no Brasil, sigla em inglês para “Aliança Empresarial de Mulheres do Brics” foi proposta pela Rússia no primeiro Congresso Internacional de Mulheres da Organização de Cooperação de Xangai (SCO) e pelos estados membros do Brics em 4 de julho de 2017. A sede atual do Brics é o Brasil e por conta disso os eventos estão acontecendo no País. “Estamos com várias agendas de negócio para as mulheres”, conta.
Desafios para a liderança das mulheres
Para Mônica Monteiro, a participação brasileira da empresas lideradas por mulheres avaliada como deficitária no mercado internacional é fruto de vários fatores, como burocracia forte e falta de crédito. “Temos 90 reuniões de negócios marcadas que detectamos no mundo todo e trouxemos para cá”, diz.
Para ela, as federações que apoiam o evento devem estimular as rodadas de negócio.
Na quinta-feira (27), está previsto no evento o Encontro de Negócios, com espaço especialmente estruturado para facilitar o networking e promover parcerias comerciais concretas entre as participantes. “É preciso mostrar que há oportunidade e marcar essas reuniões”, diz.
Durante o evento, empreendedoras terão a chance de dialogar diretamente com CEOs e líderes empresariais de diversos setores e países, fortalecendo sua rede de contatos e identificando potenciais oportunidades de negócios e exportações.

Sobre o WeForum
O WeForum, que reúne líderes de oito países com debates sobre inovação, economia e liderança feminina, faz parte da agenda da WBA no Brasil. A programação aborda temas nas áreas de economia, inovação e liderança feminina no fomento a negócios sustentáveis e acesso a recursos financeiros, no combate às desigualdades e à violência de gênero no ambiente de negócios e na promoção de espaços de trabalho seguros e inclusivos.
A abertura do WeForum contou com a presença do governador Romeu Zema (Novo), que pediu um minuto de silêncio em homenagem ao prefeito de Belo Horizonte Fuad Noman, que faleceu hoje (26). Ele destacou o papel da mulher em várias áreas e ressaltou que o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) tem uma linha exclusiva voltada para mulheres.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, ressaltou a importância do evento e destacou o crescimento do protagonismo das mulheres no mundo empresarial. “O exemplo arrasta, por isso, trazer líderes, mostrar que mulheres venceram nos mais diversos ramos é fundamental. Temos que multiplicar esses exemplos”, diz. O dirigente também destacou que a entidade está aberta para as mulheres, o que é confirmado pelo aumento da participação feminina nos cargos de liderança da entidade.
Ouça a rádio de Minas