Negócios

Wella inaugura nova era logística em Extrema

CD de 12 mil m² tem capacidade para armazenar 14 mil posições de pallets, podendo abrigar aerossóis e inflamáveis
Wella inaugura nova era logística em Extrema
Novo CD de Extrema (MG) possui certificação LEED, iluminação em led, estação de tratamento de efluentes e reciclagem | Crédito: Divulgação/Wella Company

Integrando o hub logístico de Extrema, no Sul de Minas, a Wella Company, umas das líderes globais no segmento de produtos para cabelos e unhas da indústria da beleza, inaugura um Centro de Distribuição Nacional em parceria com a multinacional ID Logistics.

O empreendimento de 12 mil metros quadrados tem capacidade para armazenar cerca de 14 mil posições de pallets, incluindo uma infraestrutura diferenciada para acondicionar aerossóis e inflamáveis, garantindo as conformidades regulatórias bem como a integridade desses produtos. Operando em tempo integral, 21 caminhões transitam nesse Centro de Distribuição (CD) diariamente, movimentando mais de 110 mil caixas por mês.

De acordo com o CEO da ID Logistics, Gilberto Lima, próxima dos principais mercados consumidores, Extrema é estratégica e essa nova instalação vai favorecer a eficiência da logística de distribuição em nível nacional dos produtos Wella a diversos canais, desde o atacado a distribuidores especializados no segmento: salões de beleza, perfumarias, farmácias e e-commerce.

“Extrema está em uma posição geográfica muito interessante, perto dos principais mercados consumidores. Além disso, a região oferece condição de escoamento muito boa. Isso é muito importante para a logística. Outro fator que chama a atenção é o esforço do poder público em fomentar o setor com regras claras e desburocratização do relacionamento com a iniciativa privada”, explica Lima.

Entre as novidades no portfólio de serviços e soluções da ID Logistics Brasil, está a Torre de Controle, que direciona à Wella rotas mais eficientes e monitora o status das remessas até a entrega no destino. Essa tecnologia também integra o esforço de controle das emissões de carbono e demais ações com vistas à preservação do meio ambiente e uso racional dos recursos naturais.

Para tanto, o novo CD possui certificação LEED, iluminação em led, estação de tratamento de efluentes e reciclagem. Além disso, ainda está previsto serem instalados painéis solares até 2025 para que o consumo de energia atual da operação passe a ser 100% limpa. A edificação conta, ainda, com isolamento FaceFelt, que assegura mais conforto acústico e térmico, com redução na temperatura do ambiente interno.

“Para atender às necessidades e exigências da Wella e também da legislação para esse tipo de produto, o CD passou por uma preparação específica, com uma série de adequações para a segurança. E também recebeu outras tecnologias, como na área de gerenciamento de estoque, por exemplo, com novas ferramentas de controle e rastreamento de lotes. Com isso, conquistamos outros ganhos. A otimização de rota, por exemplo, reduz o consumo de combustível e a emissão de carbono. Temos um programa e metas ESG muito fortes. Esse é um CD verde. Já está no projeto a instalação dos painéis solares. Vamos ser autossustentáveis em energia. A Wella também tem esses valores. Para sermos realmente responsáveis, precisamos de parceiros que tenham os mesmos princípios”, pontua.

A operação também marca um importante passo para a Wella no Brasil. Agora a companhia finaliza seu processo de spin-off e torna-se uma empresa 100% independente, controlando as atividades relacionadas à rede de abastecimento de seus produtos.

De acordo com a diretora de Logística e Supply da Wella Company, Paula Despinoy, a qualidade da oferta da ID Logistics Brasil, sob o ponto de vista comercial e técnico e a capacidade de suportar os planos de crescimento, foram decisivos para selar a parceria.

“Conseguiremos atender às demandas do mercado brasileiro com maior eficiência e agilidade. Estamos comprometidos em otimizar nossas operações e oferecer as melhores soluções aos nossos clientes”, afirma Paula Despinoy.

A Wella compõe o mais recente condomínio da ID Logistics no município, inaugurado no início do ano. A previsão é que a companhia especializada em logística continue investindo na cidade aonde chegou em 2017, com 40 colaboradores. Hoje, são nove operações e cerca de 2,5 mil empregos diretos gerados.

Formação de mão de obra é estratégica

Para suportar o crescimento e driblar a escassez de mão de obra qualificada, a ID Logistics investe na formação interna de mão de obra.

Essa nova instalação vai favorecer a eficiência da logística, explica Gilberto Lima | Crédito: Divulgação/ID Logistics Brasil

“Não adianta chorar a falta de mão de obra. Essa é uma realidade mundial e Extrema hoje, posso dizer, vive em situação de pleno emprego. Hoje, precisamos buscar colaboradores em cidades relativamente distantes e isso, além de elevar os custos, diminui a eficiência. Acreditamos que a solução é investir internamente em programas de formação. Com a entrada da tecnologia, os empregos na área de logística ficaram melhores e hoje é possível o colaborador fazer um plano de carreira interessante. Em Extrema, por exemplo, 50% dos nossos gerentes de site – que é um cargo de média para alta gestão – são pessoas que entraram em posições inferiores, se prepararam aqui dentro e foram promovidas”, destaca o gestor da ID Logistics.

Outras cidades como Poços de Caldas, também no Sul de Minas, e da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), como Contagem e Betim; e região Central, como Sete Lagoas, também são observadas com atenção pela empresa.

“A nossa expectativa para a região é muito boa na região. Extrema ainda tem potencial e nós temos demanda do mercado para a cidade. Devemos anunciar no final do próximo mês um novo investimento. Em outras regiões do Estado, como o entorno da Capital, também vemos um cenário interessante, talvez com velocidade menor, mas com um grande potencial”, completa o CEO da ID Logistics.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas