Negócios

Xeque Mate vai assumir 100% de sua produção e deve chegar a 40 milhões de latas em 2025

Com produção em sua capacidade máxima, empresa busca terrenos para a construção de uma nova fábrica
Xeque Mate vai assumir 100% de sua produção e deve chegar a 40 milhões de latas em 2025
Marca já está presente em 15 estados brasileiros. Crédito: Grupo Xeque Mate/Divulgação

No competitivo mercado de bebidas, a Xeque Mate prevê uma produção próxima de 40 milhões de unidades neste ano, após um crescimento expressivo de 243% em vendas e uma produção de quase 25 milhões de latas em 2024.

Segundo o diretor executivo do grupo Xeque Mate Bebidas, Alex Freire, a expansão da infraestrutura da empresa é necessária, uma vez que a capacidade máxima de produção atual em Belo Horizonte já foi atingida.

“Hoje a nossa capacidade de produção é três vezes maior do que em 2023. Nos próximos meses, assumiremos a produção integral, que antes era de 30% a 40%, com a maior parte sendo realizada por uma empresa parceira”, diz Freire.

Para atender à crescente demanda pelos produtos do grupo de bebidas, o próximo passo é a construção de uma nova fábrica, adianta Freire. “Por enquanto, compramos uma nova linha para assumirmos 100% da produção e estamos também buscando um terreno em Minas”, destaca.

Xeque Mate chega aos 10 anos no mercado nacional. Crédito: Grupo Xeque Mate/Divulgação

Freire atribui o crescimento do grupo em todo o País aos recentes investimentos realizados pela marca em setores estratégicos do negócio.

“Nós estamos consolidados e isso tem ocorrido pois consolidamos também na praça de São Paulo com a expansão pelo País. Reforçamos as equipes de marketing e comercial, e hoje contamos com um time totalmente focado na produção de conteúdo e comunicação”, diz.

Atualmente, a Xeque Mate já está presente em 15 estados brasileiros e Minas Gerais deixou de ser o principal mercado da marca. “Hoje, temos São Paulo, Rio de Janeiro e Minas praticamente na mesma comparação se falarmos em praças. Mas, temos outras praças que estão indo muito bem como Florianópolis, Salvador, Recife, Curitiba e Porto Alegre”, elenca o diretor executivo.

Outra aposta para este ano, é o lançamento da Mascate, também uma marca administrada pelo grupo, mas que é feita com rum. A bebida terá uma versão sem álcool e com vários sabores. A Mascate, inclusive chancela unidades na capital mineira com a presença de DJs, música ao vivo e amplo menu gastronômico.

Mascate é um dos points da cena de bares da capital mineira. Crédito: Grupo Xeque Mate/Divulgação

‘Hit de Carnaval’, Xeque Mate faz 10 anos e lança rótulo especial

Uma década atrás, a Xeque Mate, lançava no mercado a ousada aposta de um drink misturando rum, limão, guaraná e mate. A receita, que inaugurou a trajetória da marca no segmento ready-to-drink (bebida pronta), completa 10 anos e com um rótulo comemorativo.

Mas, engana-se quem pensa que a bebida surgiu como um drink enlatado. Pelo contrário, as primeiras versões foram em um galão de cinco litros. “Na época, trabalhávamos com organização de eventos e uma pessoa pediu para que a gente produzisse um Xeque Mate e fizemos ele no galão de cinco litros”, relembra.

Ele continua: “Depois, a gente vendo que seria uma boa oportunidade, fizemos ela numa versão de litrinho em vidro, posteriormente em barril de chopp já com um certo teor alcóolico e gaseificado. Seguindo essa mesma bebida do barril foi quando em 2022 nós, de fato, lançamos a versão em latinha, na época em 273 ml, e agora em 355 ml e 473 ml”, relembra.

Das 25 milhões de latas produzidas em 2024, 5 milhões foram fabricadas somente para o Carnaval. A meta deste ano é de superar em 20% a linha de fabricação para a folia em 6 milhões de unidades. Para Alex Freire, a época é estratégica.

“O Carnaval é praticamente um aniversário. É uma época importante pra gente e já estamos cadastrados em todo o varejo nacional, além de fazermos algumas parcerias com blocos de rua nos carnavais de São Paulo, Rio de Janeiro e de Belo Horizonte. A nossa expectativa para essa época é sempre muito boa, sem dúvidas”, conclui.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas