Xeque Mate lança Mascate Drinks e projeta alta de 20% nas vendas
A mineira Xeque Mate Bebidas está lançando uma nova linha de bebidas alcoólicas prontas para consumo, os chamados ready-to-drinks (RTDs), com sabores tropicais. A série Mascate Drinks já está disponível no e-commerce da marca e deverá ser vendida em outros pontos de venda até o final de janeiro de 2026. A expectativa é de que esse lançamento contribua para um aumento de 20% nas vendas no primeiro trimestre do próximo ano.
A nova bebida faz parte da estratégia de diversificação do portfólio da empresa, que tem se consolidado como um dos principais grupos independentes do setor de bebidas no Brasil. A Mascate Drinks chega ao mercado com foco no verão e no período de folia.
A nova linha, assim como a principal, possui o rum como protagonista em suas duas combinações exclusivas. A primeira bebida da série mistura melancia, framboesa, rum, hibisco e limão-siciliano; enquanto a segunda reúne, em sua composição, maracujá, caju, rum e água de coco. De acordo com a Xeque Mate, os novos sabores foram elaborados pensando na valorização de ingredientes tropicais que trazem refrescância e originalidade ao produto.
O sócio-fundador e diretor de fábrica da Xeque Mate Bebidas, Gabriel Rochael, destaca que a expectativa é registrar um aumento das vendas e ampliar o alcance da marca, conquistando novos consumidores. “Com uma linha de produtos específica, que une frescor tropical e equilíbrio, esperamos ter um aumento das vendas no período, não apenas entre aqueles que já formam nosso público”, diz.
Os produtos da Mascate Drinks serão vendidos em latas, reforçando a praticidade e a portabilidade que caracterizam o portfólio da marca mineira de bebidas. Eles serão distribuídos em bares, supermercados, empórios, redes varejistas e também no e-commerce da empresa.
Em entrevista ao Diário do Comércio na Superminas deste ano, o sócio-fundador e CEO da Xeque Mate, Alex Rezende Freire, relatou que a expectativa é encerrar 2025 com crescimento de até 40% nas vendas de drinques prontos. A fabricante vem desenvolvendo novos produtos para ampliar o portfólio, incluindo uma nova linha de bebidas sem álcool, que deverá ser lançada após o período de Carnaval.
A marca de bebidas alcoólicas prontas também projeta uma expansão para o mercado internacional ao longo dos próximos anos.
Expansão da Xeque Mate no mercado

Para a empresa, essa nova linha nasce como uma evolução natural da marca, que opera em um ecossistema próprio composto pelos bares Mascate, com três unidades em Belo Horizonte; pela Xeque Mate Estúdios, um ecossistema criativo de música e audiovisual; e pelo Lab Xeque Mate, laboratório de moda e expressão urbana.
“A criação da Mascate Drinks reforça essa visão integrada, combinando lifestyle e negócios sob a mesma identidade cultural, sempre valorizando a matéria-prima brasileira e de qualidade”, afirma Rochael.
- Leia também: Xeque Mate lança linhas de drinques prontos e projeta crescimento de até 40% nas vendas
A fabricante mineira de bebidas vem acompanhando uma tendência global de coquetéis prontos, categoria já consolidada e que continua crescendo em mercados maduros como os Estados Unidos e a Europa. De acordo com a pesquisa da InsightAce Analytic, o comércio de bebidas alcoólicas RTDs deve atingir US$ 85,5 bilhões em 2030.
Segundo Freire, a nova linha de bebidas Mascate representa a próxima fase do plano de expansão da marca nesse mercado. Para ele, esse lançamento também reforça a ambição da empresa de continuar fortalecendo o diálogo entre mercado, cultura e comportamento de consumo no País.
“Estamos levando a experiência de um bom drinque para qualquer lugar, com a qualidade e o propósito que sempre guiaram a Xeque Mate”, afirma.
Ouça a rádio de Minas