Eleições 2024: uma oportunidade de debater soluções para os problemas da cidade

As eleições se aproximam. Elegeremos representantes para cargos públicos responsáveis pela solução dos desafios que a cidade apresenta! Oportunidade única para um debate sobre os problemas que a cidade enfrenta.
Embora Belo Horizonte tenha sido uma cidade bem planejada, o crescimento da cidade não acompanhou o planejamento urbano. Vários desafios se apresentam. É urgente, por exemplo, preservar as praças e os espaços verdes como condições para um meio ambiente saudável.
Outro desafio a ser enfrentado, tanto do ponto de vista urbano quanto social, humano e ético, são as favelas, que sobrevivem a duras penas, dependendo ainda do acesso à água e esgoto, de saneamento eficaz, ruas de acesso mais bem traçadas e uma segurança estruturada de maneira correta.
Mesmo em bairros de classe média, falta um planejamento melhor. Edifícios se erguem indiferentes aos cuidados e ao respeito com o espaço, mais para proporcionar maiores rendimentos do que favorecer vida saudável e segura a seus ocupantes. Amontoam-se uns ao lado dos outros, às vezes em encostas frágeis, que deveriam ser preservadas de modo a garantir a segurança dos edifícios e de seus moradores. Faltam também espaços de sociabilidade, como praças, jardins, locais para a prática de exercícios físicos e ruas mais largas que permitissem uma convivência sadia entre os moradores.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Há alguns bons exemplos, embora poucos, de regiões da cidade que atraem pessoas dos bairros vizinhos por terem preservado um espaço para caminhada, passeios ao ar livre com as crianças.
Mas isso não se deu por acaso: deu-se a partir de autoridades mais responsáveis ou de uma comunidade mais atenta. Afinal, viver é participar, é acreditar na importância da vida em comunidade! E construir uma comunidade para que a vida seja mais feliz, mais solidária, mais segura e confortável é exercício da cidadania.
A cidadania implica direitos e deveres vis a vis à sociedade à qual pertencemos, no esforço de construirmos uma sociedade mais equilibrada e justa; ou seja, um mundo melhor. Supõe, portanto, uma sociedade onde a democracia seja o princípio e o fim a guiá-la.
Nesse contexto, as eleições são fundamentais, pois é através do voto, que exercitamos esse direito e esse dever, escolhendo as pessoas certas a cumprir, através dos diferentes níveis do governo, a construção e o constante aperfeiçoamento da democracia e da cidadania.
O voto é, pois, um direito de cidadania e é o meio legítimo pelo qual se pode construir uma comunidade de paz e justiça.
Pelo voto escolhemos aqueles que nos representarão nas decisões a serem tomadas pelo poder público em favor da população e da sociedade com um todo.
É importante, pois, escolher bem os nossos representantes. Quem nos representa? A quem entregamos nosso direito de fazer escolhas para a solução dos problemas da cidade em que moramos, atendendo as principais demandas e carências da região? Como percebem eles as questões de moradia, de educação, de segurança, de saúde?
De que modo podemos nos informar sobre os candidatos e estabelecer com eles um debate produtivo e esclarecedor? É importante lembrar que essa escolha é individual e que somente a pessoa, enquanto cidadã, é responsável por uma escolha correta!
Ouça a rádio de Minas