Artigo

Por que a pretensão de resultados imediatos se tornou um dos maiores obstáculos do aperfeiçoamento pessoal

A evolução é árdua, leva tempo e tem direito a muitas recaídas
Por que a pretensão de resultados imediatos se tornou um dos maiores obstáculos do aperfeiçoamento pessoal
Crédito: Pexels

A busca pela realização pessoal pode ser encarada como um processo de interpretação e significado constantes, no qual novas impressões e descobertas contribuem para o nosso desenvolvimento e bem-estar. Dentre as figuras mais intrigantes que representam a dinâmica da existência estão o círculo e a espiral.

O círculo por representar a continuidade, a totalidade e a constância, demonstrando a ideia de superação de obstáculos para seguir adiante. Por isto, o valor marcante simbolizado pela troca de alianças por ocasião do matrimônio, onde as juras de amor eterno são trocadas.

Já a espiral incorpora um conceito de dinamicidade, crescimento, transformação contínua e evolução. Ela se inicia em um ponto e se expande gradualmente. Sua curva pode oscilar para mais próximo ou mais distante de seu centro, como jaz ocorrer com os acontecimentos que balançam nossa história pessoal. A cada volta pode se sentir ainda a sensação de frescor de renovação ou reinício de jornada.

É notável como o avanço da ciência redescobriu como o segredo de uma espiral pode ser efetivamente utilizado em vários campos. Um deles é a ortopedia. Frequentemente se usa um aparelho chamado fixador externo para alongamento ósseo ou tratamento de fraturas complicadas. Ele evoluiu de um fixador externo circular conectado por quatro hastes longitudinais para aparelhos conectados por seis hastes inclinadas semelhantes a geometria espiral. Trabalhando harmonicamente, conseguem realizar movimentos intrincados combinados nos vários planos de forma a corrigir quaisquer deformidades ósseas. Representou um enorme avanço de conceitos, eficácia e velocidade de correção.

Já no campo do bem-estar pessoal, a espiral da felicidade nos ensina a cultivar uma mentalidade positiva e a apreciar as coisas simples que trazem alegria ao nosso dia a dia. Aprendemos no nosso progredir que somente a resiliência nos permite ver novos horizontes. Podemos, inclusive, comparar as teorias da mente, como as de Peirce, que tentam compreender as mudanças proporcionadas pelo conhecimento também a uma espiral. Porque enfatizam a natureza dinâmica do nosso pensar e destacam o quanto temos capacidade de nos adaptar ao longo do tempo às mais diversas situações. Os hábitos mentais e a dieta mental conseguem blindar e moldar um novo conjunto de atitudes frente aos desafios presentes.

Em se tratando da espiral do aprendizado, ela também sofre influências cativantes. Pois se assenta em várias premissas de vórtice dinâmicas, sendo as principais o aprimoramento das habilidades, a vivência real de desafios e a expansão do conhecimento sobre si mesmo e sobre o mundo. Questionar-se de forma honesta e autêntica sobre as verdadeiras intenções dos projetos pessoais é uma forma rápida de acessar e revelar os próprios valores.

A pretensão de resultados imediatos apregoada pelo mundo digital tem sido um dos maiores obstáculos para alcançar o aperfeiçoamento pessoal. Pois, ele é árduo, leva tempo e com direito a muitas recaídas. Neste quesito não há energético, força bruta nem pílula mágica. Em “Dias Melhores”, Jota Quest candidamente nos lembra o ápice do que poderá ser a melhor versão de ascensão da nossa espiral: “Melhores no amor/Melhores na dor/Melhores em tudo”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas