Minas Gerais desponta no mercado de franquias

Minas Gerais não é só a terra da boa gastronomia, das riquezas mineiras e do povo acolhedor. Com a terceira maior economia do País e uma localização estratégica no centro-sul do Brasil, o Estado surge como um polo para o mercado de franquias no Brasil.
Longe de ser apenas um coadjuvante, Minas Gerais já se destaca como o segundo estado com o maior número de franqueadores, atrás apenas de São Paulo e com um potencial de crescimento que atrai a atenção de investidores de todo o País.
Os números são reveladores. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), enquanto a média nacional de crescimento do setor de franquias em 2024 foi de 13%, Minas registrou um aumento significativo de 21%. Essa performance superior não é um acaso. Somente no primeiro trimestre deste ano, o faturamento do setor no Estado alcançou a marca de R$ 5, 6 bilhões, gerando um impacto social com a criação de 154 mil empregos diretos.
É importante ressaltar que o potencial do franchising brasileiro é enorme e só se fortalece nos últimos anos. O modelo de franquias é um dos mais seguros para se empreender no Brasil porque é um negócio já consolidado, com um risco de quebra sete vezes menor do que um empreendimento iniciado do zero. É por isso que cada vez mais o empreendedor tem buscado a franquia. É um modelo de negócio que oferece segurança.
Uma das tendências marcantes no mercado de franquias mineiro é a expansão para o interior do Estado. Com seus 853 municípios, Minas Gerais oferece uma vasta gama de polos regionais com economias ativas e consumidores interessados em novos negócios. Essa diversificação de oportunidades também desmistifica a ideia de que o sucesso no franchising está restrito a grandes capitais e abre portas para empreendedores em várias cidades e regiões.
Além disso, o crescente interesse por microfranquias e modelos de home office tem democratizado ainda mais o acesso ao mundo das franquias. A crença de que é preciso um grande capital para ingressar nesse mercado tem caído por terra. Atualmente, é possível encontrar opções de investimentos para todos os bolsos. Na segunda edição da Feira da Franquia BH, que acontece no BH Shopping de 15 a 17 de agosto, temos opções de negócios que partem inicialmente de R$ 20 mil a até R$ 3,5 milhões. Essa flexibilidade tem atraído diversos perfis de investidores e capacidades financeiras que encontram no franchising um caminho mais seguro e estruturado para o desenvolvimento de seus negócios.
E não é à toa que a Feira da Franquia retorna a Belo Horizonte. A capital mineira se destaca como a oitava em número de franquias no Brasil, abrigando mais de 2 mil unidades franqueadas que geram um faturamento superior a R$ 3 bilhões. Esse ambiente favorável tem razão de ser. A cidade conta com um cenário de negócios propício, uma economia diversificada, mão de obra qualificada e um elevado potencial de consumo. Desta forma, BH tem se consolidado como um destino atraente para investidores e franqueadores, que buscam expandir suas operações, assim como outras cidades do interior de Minas Gerais.
Além da oportunidade de conectar com os gestores de marcas conhecidas, a Feira da Franquia oferecerá um ciclo de 15 palestras com conteúdo rico e especialistas em franchising. Os temas abordarão desde vendas e gestão de franquias até marketing e estratégias de expansão de rede.
Estar em Belo Horizonte é sinônimo de realizar bons negócios. Minas há tempos tem se firmado com um mercado forte e estratégico no setor de franquias, movido por sua economia criativa e uma cultura empreendedora. Para quem busca investir com segurança, investir em franquias em Minas Gerais é, sem dúvida, um ambiente perfeito.
Ouça a rádio de Minas