Artigo

É preciso ir além das datas especiais e melhorar as vendas no dia a dia

Com três fortes datas para o varejo: Dia das Crianças, Black Friday e Natal, reta final do ano é a grande esperança dos lojistas
É preciso ir além das datas especiais e melhorar as vendas no dia a dia
Foto: Artem Beliaikin / Unsplash

Boa parte do ano já se foi e, infelizmente, ainda não podemos falar em estabilidade econômica e tranquilidade nos negócios. Embora tenhamos projeções de crescimento do PIB e bons índices de emprego, ainda sofremos com o aumento da taxa de juros e da inflação.

Mas, enquanto o Banco Central e o governo federal não conseguem equilibrar essa equação, o comércio se prepara para o “trimestre de ouro”.  Entre outubro e dezembro, serão três fortes datas para o varejo: Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Esse é o momento de os empresários traçarem suas estratégias, apostarem na inovação e identificarem as melhores oportunidades de vendas.

O Dia das Crianças, apesar de ser uma data voltada para um público específico, traz consigo a possibilidade de testar ações que podem, além de trazer resultados positivos para o mês, potencializar os ganhos no período natalino.

Já em novembro, a Black Friday movimenta todos os setores da cadeia produtiva e estimula o consumo. E, por fim, em dezembro, o Natal, considerada a data mais importante para o varejo, e que enseja no ambiente um apelo emocional de tamanha expressividade, que possibilita resultados expressivos ao comércio. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Portanto, não é hora de reclamar e, sim, de agir. Mais do que nunca, é preciso ser criativo e se reinventar. Se o cenário inspira cautela, seja pelas eleições municipais, pelas expectativas da inflação latente, pelos juros altos e o crédito encarecido, há que se olhar também para o emprego crescente, a renda constante e os investimentos competitivos dos estados. E, assim, buscar, no equilíbrio dessas variáveis, o “ouro escondido”.

Daí a importância de se valorizar também o dia a dia. Afinal, é no ritmo diário que conseguimos manter a estabilidade dos negócios e colocar em prática estratégias que, quando somadas às datas comerciais, trazem força e crescimento para as vendas.

Ainda mais se levarmos em consideração que, sem motivos especiais, a maioria dos mineiros compra apenas por necessidade, conforme mostrou uma recente pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG). O consumidor mudou e o trabalho de encantá-lo tem que ser contínuo e não apenas em datas específicas.

É preciso transformar cada momento em uma oportunidade de vendas. Agregar valor aos produtos, aplicar promoções com preços atrativos e caprichar na experiência de atendimento, surpreendendo e encantando o cliente como se fosse sempre a primeira vez.
Frente a todas essas possibilidades, é hora de pôr a mão na massa! Não devemos cruzar os braços e deixar para amanhã o que podemos melhorar hoje.

Vamos colocar os desafios de lado e deixar que soprem os ventos das oportunidades.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas