Educação em Movimento

A (re) Invenção da Administração

Mudança passa sobretudo pelo surgimento da internet e recentemente das IAs
Ouvir a matéria 0:00 / 0:00

Recentemente, um painel científico sobre inteligência artificial (IA) da ONU relatou comportamentos inesperados de IAs para burlar restrições de rede, estabelecer comunicação entre execuções que deveriam estar isoladas e até enganar um avaliador humano. Esse é apenas mais um capítulo do momento em que vivemos, com o desenvolvimento acelerado de novas tecnologias e seus benefícios, assim como seus riscos associados.

Fato é que o desenvolvimento das IAs e outras tecnologias mudam a forma como fazemos as coisas e isso requer gestão para minimizar os eventuais impactos negativos. Competências como análise de contexto e tomada de decisão embasada em dados são mais do que desejadas, são fundamentais para o desenvolvimento de novos negócios que aliam progresso e responsabilidade.

No contexto da educação, quando observamos os cursos de Graduação mais procurados no Brasil em escolas privadas, Administração aparece em 5º lugar entre os presenciais e 2º lugar quando acrescentamos os cursos de EaD. Completa o top 10 uma forte concentração na área de saúde, além de Direito.

Historicamente o curso de Administração já aparecia entre os mais procurados, apesar de conviver com o preconceito de ser um destino para aqueles que não sabiam exatamente qual faculdade cursar. Entretanto, com a complexidade crescente dos negócios, mesmo nas áreas mais procuradas como saúde e escritórios de advocacia, o uso coordenado e otimizado de recursos pode significar o sucesso da empreitada.

A (re) invenção do curso de Administração passa especialmente pelo surgimento da internet e recentemente das IAs. A rápida mudança dos cenários, modelos de negócio e vantagens competitivas perecíveis fazem com que os ciclos de gestão sejam mais curtos, exigindo gestores atualizados, atentos e atuantes em relação às mudanças de mercado.

A Administração evoluiu do estigma de um curso “coringa” para jovens indecisos para um curso que alinha os desejos e dores dos consumidores à uma oferta de valor que atenda às suas necessidades. E será a gestão, inclusive, que vai lidar com os dilemas éticos impostos pelas IA’s. A tecnologia existe, mas o que vamos fazer com ela fará toda a diferença

Conteúdos publicados no espaço Opinião não refletem necessariamente o pensamento e linha editorial do DIÁRIO DO COMÉRCIO, sendo de total responsabilidade dos/das autores/as as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Sobre o autor

Gustavo Palmisano

Diretor de Graduação da Fundação Dom Cabral


Publicidade Legal

Impresso

Ver outras datas

Digital

Ver outras datas
Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas

Acessos importantes

Conteúdo Especial
Conectados 60+: os desafios e as oportunidades da inclusão digital na terceira idade