Já ouviu falar no empreendedor espiritual?
Não sei se vocês sabem, mas estou pesquisando há anos sobre espiritualidade nos negócios e também formatando o conceito de Chief Spiritual Officer (acesse o link) que traz o conceito de preservação do propósito da empresa.
Neste contexto, descobri que há um conceito muito interessante sendo difundido nos EUA, que é o empreendedor espiritual que está se manifestando através de um MBA que possui parceria de plataformas como LinkedIn. Idealizado pela empresa SoundsTrue, plataforma especializada em conteúdos ligados à espiritualidade, o Inner MBA é uma revolução de educação de liderança.
Conforme a informação do site, o projeto tem mentores de empresas como Google, LinkedIn, Airbnb, Slack e Patagonia; corpo docente especializado de Harvard, MIT e Universidade de Nova York; bem como autores de best-sellers do New York Times.
A ideia do curso é trazer temas ainda pouco explorados como qualidade de presença e sabedoria do interior para tratamento de questões pessoais e profissionais.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Qualquer pessoa pode realizar o curso, mas preferencialmente ele é direcionado para fundadores de empresas, empreendedores, C-levels, profissionais que trabalham em empresas, coaches, consultores, organizações não governamentais.
O que posso dizer é que cada vez mais o mundo está descobrindo que o segredo da autoliderança e liderança está na descoberta da verdade interior do indivíduo e também na consciência da comunidade e do coletivo que cuida, ama e troca. E todos esses conceitos são a prática de uma vida espiritual ativa. Estamos buscando cada vez mais recursos fora, mas estamos esquecendo do quanto potente e importante é o olhar para dentro. Entender também que o olhar para dentro é um processo e não uma linha de chegada, nos coloca na compreensão da jornada evolutiva.
Fiquei feliz quando acessei o site do projeto e vi o Brasil como um hub de alunos junto com outros países de primeiro mundo. É sinal que estamos vivenciando essa jornada integrados ao resto do mundo. Caso queira conhecer o Inner MBA no detalhe, acesse o site.
No Brasil, ainda há um preconceito com a palavra espiritual porque as pessoas ainda confundem com crenças religiosas e também traumas ligados ao tema. Quando falamos do tema espiritualidade nos negócios, estamos falando do que há de mais sagrado: a vida, os valores, as virtudes e a boa qualidade das relações orientada a propósitos conscientes e elevados. E quando falamos de empreendedorismo, todos esses temas estão intimamente ligados e correlacionados. Também quando cito espiritualidade para líderes (e não gestores) todos se interessam muito, pois já desenvolveram a consciência de que o espiritual é a base de tudo. Então, se você deseja começar algo do zero em seu negócio, seja desenvolver líderes ou idealizar negócios, o espiritual é um pilar muito poderoso. Ele te coloca cara a cara com sua verdade e transcende seu ego, te colocando no caminho da real felicidade.
Ouça a rádio de Minas