Negócios à mesa: a relevância de conhecer as regras em almoços e coquetéis

Comportamento à mesa faz diferença na vida profissional? Recentemente fomos abordadas com esta dúvida durante uma palestra. Na verdade, a pergunta se referia ao conhecimento e prática das regras de etiqueta à mesa.
Numa resposta direta, sim, faz toda a diferença saber se comportar durante um jantar, um almoço ou mesmo em um encontro rápido para um chopp com colegas de trabalho e clientes. Isso demonstra que você tem conhecimento dessas regras, que você se preocupou em aprendê-las e, consequentemente, passa uma mensagem de ser uma pessoa dedicada e que se importa com a boa convivência na sociedade.
O que muita gente se esquece é que, além de saber lidar com talheres, copos, guardanapos e pratos, é preciso também saber se portar ao longo do evento.
O comportamento inclui tom de voz, respeito às precedências, gestos, empatia e companheirismo. É fato que as pessoas que dominam a etiqueta profissional têm maior destaque nas corporações, e isso se nota em todos os ambientes, inclusive nos sociais, nas inaugurações, seminários, reuniões, coquetéis e também nos almoços, jantares e happy hour.
Todos estamos sujeitos a gafes, mas o conhecimento de como as coisas funcionam nos ajudam a sermos mais assertivos, mais espontâneos e gera segurança nos encontros de toda natureza. Já pensou ter que ficar prestando atenção aos outros para saber qual copo ou talher usar e ao mesmo tempo responder questões importantes de um cliente? O melhor é estar preparado e versado nas regras sociais e assim dedicar-se à tarefa de fazer negócios.
A falta de traquejo e refinamento social podem, sim, prejudicar sua carreira e também afetar a imagem da empresa onde você trabalha. A etiqueta à mesa é uma extensão da etiqueta geral, faz parte da boa imagem pessoal e é um diferencial no dia a dia.
Aliás, uma das pesquisas mais relevantes da área de recursos humanos, realizada pela Society for Human Resource Management (SHRM), mostra que problemas de comportamento, como mau relacionamento com colegas, desrespeito e atitudes negativas, são motivos comuns para demissões.
A SHRM também destaca que 43% das demissões são causadas por comportamento inadequado, contra 32% por baixo desempenho técnico. Ou seja, como você se comporta faz toda a diferença.
Outro dado importante é da CareerBuilder Survey, que aponta que 77% das empresas acreditam que as habilidades sociais de um profissional são tão importantes quanto o seu conhecimento técnico e sua competência.
Encontros e reuniões durante almoços e jantares são parte do universo empresarial e são momentos para interagir em contextos diferentes do escritório. É o momento de ampliar a impressão que o outro tem de você. Momento de estreitar laços, trocar ideias e deixar uma impressão positiva. Ou seja, é hora de fazer negócios, abrir portas, construir e reforçar as relações.
14 dicas úteis de comportamento à mesa em reuniões de negócios
Confira algumas dicas úteis de etiqueta e comportamento à mesa em situações profissionais.
- Convites e pontualidade: Responder e chegar no horário programado demonstra respeito pelos outros.
- Código de vestimenta: Vista-se de acordo com o ambiente e a formalidade do evento. Na dúvida, opte por uma roupa formal. O padrão de restaurante é uma referência.
- Apresentações e cumprimentos: Cumprimente a todos ao chegar e, se necessário, apresente-se. Se for apresentar alguém, use nome e sobrenome, diga o cargo e a empresa onde ela trabalha.
- Boas maneiras à mesa: Sente-se corretamente, evite apoiar os cotovelos na mesa. Espere todos serem servidos para começar a comer ou aguarde a liberação do anfitrião. Os talheres são dispostos de fora para dentro e acompanham a ordem em que os pratos serão servidos.
- Guardanapo: Coloque o guardanapo no colo assim que se sentar. Se precisar deixar a mesa alguns instantes, coloque o guardanapo na cadeira e não na mesa. Sobre a mesa somente quando for deixar o local.
- Conversação: Prefira temas leves e evite tópicos polêmicos, como política e religião. Se interesse pelos outros e faça perguntas abertas para manter o fluxo da conversa. O tema do negócio deve ser introduzido pelo anfitrião.
- Uso de talheres e copos: Use os talheres adequados para cada prato e mantenha os talheres no prato e não apoiados na mesa quando não estiverem em uso. Segure os copos pela haste, especialmente em eventos formais.
- Mastigar e falar: Mastigue com a boca fechada e evite falar com a boca cheia. Espere terminar de mastigar antes de responder a perguntas.
- Álcool: Beba com moderação. Se não tiver certeza se deve beber, siga o exemplo do anfitrião e não do colega.
- Celulares e dispositivos eletrônicos: Use o modo silencioso, mantenha o aparelho fora da mesa. Evite usá-lo durante a refeição, se necessário, peça licença e vá atender longe da mesa.
- Pagando a conta: Em geral, mulher ou homem, quem convida paga a conta.
- Agradecimentos: Agradeça ao anfitrião pelo convite e pela refeição. Uma mensagem de agradecimento posterior também é uma boa prática.
- Conheça os costumes locais: Se estiver em um país estrangeiro, informe-se sobre as práticas de etiqueta à mesa locais.
- Respeite restrições alimentares: Seja sensível às restrições alimentares dos outros e, se possível, escolha um restaurante que possa acomodá-las.
Ouça a rádio de Minas