Férias: viajar bem começa com boas maneiras
Janeiro chegando com prenúncios de novas oportunidades e planos para a construção de um novo período próspero. É também o momento de preparar viagens, passeios e reencontros. Tempo de dar uma folga ao trabalho, deixar prazos e preocupações na empresa e, finalmente, pegar a estrada.
Aeroportos lotados, rodoviárias ainda mais cheias. Entre os dias 19 de dezembro e 5 de janeiro, o Terminal Rodoviário de Belo Horizonte espera receber cerca de 500 mil pessoas, enquanto o Aeroporto Internacional de Confins projeta a circulação de aproximadamente 700 mil passageiros. Todo esse fluxo intenso de gente indo e vindo pode gerar estresse, mau humor e desgastes — situações que podem ser contornadas com atitudes simples e respeito às regras da boa convivência em sociedade.
Além das recomendações básicas, como manter documentos e passagens à mão, é importante lembrar que os meios de transporte — ônibus, trens, aviões ou navios — são espaços de uso coletivo, com normas claras de funcionamento. Isso significa que o espaço do passageiro se limita ao assento, cabine e áreas correspondentes à categoria da passagem adquirida.
Passageiros barulhentos (bebês chorando, pessoas falando alto, ronco), o espaço reduzido e o cheiro forte de alimentos figuram entre as principais reclamações de quem viaja, seguidos por conflitos relacionados à inclinação do assento e atitudes de falta de educação, como apoiar os pés em outros lugares ou tocar a tripulação de forma inadequada. À exceção dos bebês — que podem sofrer desconfortos por diversos motivos, inclusive de saúde —, a maioria dessas situações pode ser evitada com empatia, bom senso e disposição para preservar o bem-estar coletivo.
Mas afinal, existe uma etiqueta para viajar? Além das regras estabelecidas pelas empresas transportadoras e pelos órgãos reguladores seguem válidas as normas de conduta social que garantem uma convivência harmoniosa. Confira algumas orientações essenciais:
Orientações aos viajantes
● Chegue ao local de embarque com antecedência. Verifique os horários no momento da compra da passagem. Passageiros atrasados comprometem a operação e prejudicam quem chegou no horário.
● Tenha em mãos os documentos originais necessários ao embarque, especialmente documento oficial com foto, observando as regras específicas para menores de idade.
● Cumpra os horários e respeite os procedimentos de embarque e desembarque, permanecendo em seu lugar.
● Cuide de suas bagagens e evite excesso de volumes.
● Respeite a proibição de acompanhantes nas plataformas de embarque.
● Observe as filas, incluindo as preferenciais, e respeite a ordem de chegada.
● Evite o consumo de bebidas alcoólicas antes e durante a viagem.
● Mantenha o tom de voz baixo ou moderado ao conversar e ao utilizar o celular.
● Não tente burlar regras ou orientações da equipe.
● Assentos são marcados ou adquiridos previamente; a troca é uma decisão pessoal e deve ser feita apenas com consentimento.
● Caso leve lanche, opte por alimentos sem odor forte. Evite peixes, frutos do mar, ovos e similares.
● Utilize fones de ouvido para assistir a vídeos ou ouvir música.
● Oriente e acompanhe crianças para que não circulem pelos corredores.
● Bagagens de mão devem ser acomodadas corretamente nos compartimentos apropriados.
● No desembarque, aguarde sua vez de se levantar e retirar a bagagem.
● Dê preferência a pessoas com deficiência, famílias com crianças pequenas, idosos e passageiros com dificuldade de locomoção.
Ouça a rádio de Minas