Independência do Brasil é tema da série ‘Intérpretes do Brasil’, disponível no Youtube
Por ocasião do Bicentenário da Independência, em 2022, realizei dez entrevistas sobre o tema com importantes historiadores e jornalistas, entre os quais José Murilo de Carvalho, Jorge Caldeira, Paulo Rezzutti, Mary del Priore, Laurentino Gomes e Lucas Figueiredo. Elas permanecem disponíveis no canal da Academia Mineira de Letras (AML) no Youtube, cumprindo a missão de gerar conteúdo relevante para consulta e pesquisa.
Agora, executo, finalmente, a segunda parte daquele projeto, conversando com especialistas renomados sobre poetas e prosadores de ficção que refletiram e escreveram sobre o Brasil. Composta por doze episódios, esta segunda temporada também será toda veiculada pelo Youtube da AML. O primeiro já está no ar. Nele, entrevisto o professor Adriano Espínola sobre a trajetória de Gregório de Matos, o chamado “Boca do Inferno”. Ao lado do Padre Antônio Vieira, o baiano foi o principal nome da literatura brasileira no século XVII e até hoje permanece estudado e analisado, tal a riqueza de sua obra.
No segundo programa, o diálogo é com a excelente professora Andrea Werkema, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O assunto é Gonçalves Dias, autor da sempre lembrada “Canção do Exílio”, o poema mais famoso da fase inicial do Romantismo brasileiro. A esse episódio, se seguirão os dedicados a Mário de Andrade, o maior expoente do Modernismo; ao paulista Cassiano Ricardo, autor de “Martim Cererê”, e à imensa Cecília Meireles, poeta que também foi educadora, cronista e tradutora. Falarão sobre eles, respectivamente, os professores André Botelho, Luíza Franco Moreira e Sérgio Alcides.
Também já está pronta a entrevista sobre o mineiro Oswaldo França Junior, cujo legado literário foi examinado, com brilho, pelo estimado professor Caio Junqueira Maciel. Autor de “Jorge, um brasileiro”, França soube escrever sobre o país e os brasileiros de um modo bastante peculiar, que fascinou o público e a crítica, o que se pode dizer, igualmente, de mais três escritores da Bahia contemplados pela série: Dias Gomes (“O Bem amado”), João Ubaldo Ribeiro (“Viva o povo brasileiro”) e Itamar Vieira Junior (“Torto arado”).
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A série se completará com programas sobre Ignácio de Loyola Brandão (especialmente sobre seu romance “Zero”, de 1974), Chico Buarque de Holanda (com foco no ótimo “Essa gente”) e Luiz Ruffato, mineiro de Cataguases e autor de “Eles eram muitos cavalos”, uma obra-prima lançada em 2001 e considerada por parte dos estudiosos como um romance “pós- modernista”.
Ouça a rádio de Minas