Viver em Voz Alta

Independência do Brasil é tema da série ‘Intérpretes do Brasil’, disponível no Youtube

Vídeos estão disponíveis no canal da Academia Mineira de Letras (AML)

Por ocasião do Bicentenário da Independência, em 2022, realizei dez entrevistas sobre o tema com importantes historiadores e jornalistas, entre os quais José Murilo de Carvalho, Jorge Caldeira, Paulo Rezzutti, Mary del Priore, Laurentino Gomes e Lucas Figueiredo. Elas permanecem disponíveis no canal da Academia Mineira de Letras (AML) no Youtube, cumprindo a missão de gerar conteúdo relevante para consulta e pesquisa.

Agora, executo, finalmente, a segunda parte daquele projeto, conversando com especialistas renomados sobre poetas e prosadores de ficção que refletiram e escreveram sobre o Brasil. Composta por doze episódios, esta segunda temporada também será toda veiculada pelo Youtube da AML. O primeiro já está no ar. Nele, entrevisto o professor Adriano Espínola sobre a trajetória de Gregório de Matos, o chamado “Boca do Inferno”. Ao lado do Padre Antônio Vieira, o baiano foi o principal nome da literatura brasileira no século XVII e até hoje permanece estudado e analisado, tal a riqueza de sua obra.

No segundo programa, o diálogo é com a excelente professora Andrea Werkema, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O assunto é Gonçalves Dias, autor da sempre lembrada “Canção do Exílio”, o poema mais famoso da fase inicial do Romantismo brasileiro. A esse episódio, se seguirão os dedicados a Mário de Andrade, o maior expoente do Modernismo; ao paulista Cassiano Ricardo, autor de “Martim Cererê”, e à imensa Cecília Meireles, poeta que também foi educadora, cronista e tradutora. Falarão sobre eles, respectivamente, os professores André Botelho, Luíza Franco Moreira e Sérgio Alcides.

Também já está pronta a entrevista sobre o mineiro Oswaldo França Junior, cujo legado literário foi examinado, com brilho, pelo estimado professor Caio Junqueira Maciel. Autor de “Jorge, um brasileiro”, França soube escrever sobre o país e os brasileiros de um modo bastante peculiar, que fascinou o público e a crítica, o que se pode dizer, igualmente, de mais três escritores da Bahia contemplados pela série: Dias Gomes (“O Bem amado”), João Ubaldo Ribeiro (“Viva o povo brasileiro”) e Itamar Vieira Junior (“Torto arado”).

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A série se completará com programas sobre Ignácio de Loyola Brandão (especialmente sobre seu romance “Zero”, de 1974), Chico Buarque de Holanda (com foco no ótimo “Essa gente”) e Luiz Ruffato, mineiro de Cataguases e autor de “Eles eram muitos cavalos”, uma obra-prima lançada em 2001 e considerada por parte dos estudiosos como um romance “pós- modernista”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas