A democracia deve ser eterna

A democracia é um dos pilares de uma sociedade justa e estável. Por meio desse modelo, podemos garantir a igualdade de direitos e criar oportunidades para todos os cidadãos. Devemos protegê-la a qualquer custo se pretendemos ter um futuro de paz e prosperidade.
“A democracia não é apenas sobre eleições e votos; é sobre participação, diálogo e a capacidade de contestar e mudar políticas para o bem-estar social”, afirma o professor Amartya Sen, ganhador do Prêmio Nobel de Economia. Como destaca o autor, esse modelo não garante apenas o nosso poder de escolha sobre quem nos governará, mas também nos permite mudar de ideia e exigir alterações na rota daqueles que colocamos à frente dos governos.
Apesar de sua importância para nossa sociedade, a democracia vem sendo sistematicamente atacada. Observamos, em todo o planeta, o avanço de governos autoritários e tentativas de tomada de poder em democracias constituídas, muitas vezes com o apoio de uma parcela significativa da população.
Ditaduras, tanto de direita quanto de esquerda, afetam milhões de pessoas ao redor do mundo. Cidadãos sem direito de escolha podem pagar até mesmo com a vida por opiniões dissonantes do regime que está no poder.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
É preciso reforçar os valores da democracia na sociedade e evitar um futuro sombrio, em que esse modelo seja apenas uma teoria nos livros de ciência política. Quem sabe as escolas possam dar maior ênfase ao ensino sobre as formas de governo? Como já declarou Edmund Burke: “Um povo que não conhece a sua história está fadado a repeti-la.”
O Brasil é um exemplo disso. Por anos, vivemos sob uma ditadura militar. Qualquer oposição ao regime foi brutalmente reprimida. Foi um período pelo qual pagamos um preço muito alto: milhares de vidas foram ceifadas e a sociedade viveu duas décadas sem o direito de escolher o próprio destino.
Por isso, qualquer tentativa de golpe de Estado, após ser investigada e comprovada, deve ter seus executores devidamente punidos com o máximo rigor da lei. Não podemos deixar a sombria história do regime ditatorial se repetir no Brasil.
A democracia deve ser eterna!
Ouça a rádio de Minas