Crime organizado tem escalada tenebrosa no País

O dito “crime organizado” ganhou proporções que vão muito além do imaginado e, possivelmente, das piores preocupações de quem seja capaz de perceber a extensão dos riscos a que todos estamos igualmente expostos. Não é mais a bandidagem dos romances ou da ficção, aqueles que ganham vida nas imagens do cinema e da televisão. É a realidade piorada, a mais pura constatação de que o crime desceu o morro para o asfalto chegar à avenida Faria Lima, em São Paulo, coração do sistema financeiro brasileiro. De tudo que já foi desvendado, dos bilhões de reais que mudaram de mãos sem que se saiba exatamente como e porque, o pior de tudo é constatar como a erva daninha se espalhou. Verdadeiramente assusta.
Até então, era sabido apenas que o dinheiro desse mundo paralelo tinha alcançado alguns postos revendedores de combustíveis, além de serviços de transporte coletivo. Foi muito além, como está bem demonstrado nas conclusões do Ministério Público e Polícia Federal. Uma enorme organização empresarial abrangendo todas as etapas do processo, da plantação de cana, passando pelas usinas, pela estrutura de estocagem e distribuição até chegar ao varejo. E tudo apimentado por adulterações igualmente realizadas em escala industrial e muitíssimo bem organizada. Talvez por vício de origem, vendia-se gato por lebre.
Está sendo apontado apenas o que foi apurado e devidamente documentado nas investigações. Pode ter sido muito mais e uma das pistas ainda por ser explorada é precisamente a participação do sistema financeiro. Sem algum tipo de cumplicidade, mesmo com as brechas existentes, seria difícil ir tão longe, avançar tanto, talvez para além mesmo do que a máfia italiana conseguiu nos seus melhores tempos.
Verdadeiramente, afinal, uma guerra que só poderá ser vencida com reação proporcional, o que também parece ter ficado bem demonstrado. E como um convite para que seja completada a integração dos organismos policiais, em todos os seus níveis, conforme está proposto, mas não avança com devida agilidade.
Cabe também, e aí em condições de verdadeiro horror, de entender que, tal como avançou no mundo dos negócios, o crime organizado também pode ter chegado ao mundo da política, lembrando que já existem fortes evidências de sua presença em câmaras municipais, normalmente a rota de acesso aos degraus superiores. Afinal, e para dizer o mínimo, o entendimento mais elementar nos ensina – e recomenda – que sempre será preferível prevenir a remediar.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas