O papel e as vantagens de associação empresarial

Dino Bastos *
Empreender no Brasil não é tarefa fácil. A carga e complexidade tributária, burocracia excessiva e juros desproporcionais são alguns dos desafios dessa empreitada. Compartilhar essas dificuldades e estratégias para contorná-las com quem também as vivenciam são algumas das oportunidades promovidas pelo ingresso em uma associação.
A maioria delas possui consultorias jurídica, econômica e administrativa. Em casos sérios que demandam advogados e/ou consultores, as entidades podem fornecer o suporte necessário para o empreendedor associado. Por meio da associação ainda é possível pleitear representatividade para o setor, junto aos políticos eleitos, de forma que cheguem até eles pautas importantes para a área.
Além disso, essas instituições defendem os interesses de seus membros sempre que preciso, e isso pode proporcionar uma resposta mais rápida às demandas, já que um grupo chama mais a atenção do que uma única pessoa ou empresa.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A associação possibilita ainda a troca de experiências, que ocorrem entre os integrantes, permitindo contato com diversas áreas de conhecimento, fundamentais para o desenvolvimento de negócios. A inspiração é importante em um mercado tão competitivo. Trocar experiências, cases, dificuldades e desafios enfrentados, pode ajudar a criar estratégias de gestão que, muitas vezes, fazem a diferença para o sucesso do negócio.
O associativismo facilita também o acesso a cursos, workshops, palestras, treinamentos, certificados e ferramentas importantes para que o empreendedor compreenda o seu mercado, se mantenha atualizado e tenha sucesso nos seus objetivos. Algumas entidades ainda promovem eventos para inspirar associados, estimular a troca de experiências e conhecimento e ainda facilitar o netnetworking. No Conselho de Jovens da ACMinas, por exemplo, realizamos o ACMinas Jovem Conecta, evento que mescla rodadas de negócios e happy hour.
Outro ponto importante diz respeito ao retrato de mercado. Uma associação possui os recursos necessários para elaborar um panorama detalhado sobre a situação de um determinado segmento. Com isso, é possível estabelecer estratégias de crescimento em tempos bons para o negócio e solução de problemas para momentos de crise.
As trocas e o apoio permitidos pela associação se traduzem em aprimoramento para as empresas que dela fazem parte. E quando uma organização se aprimora, por consequência, seus empregados, produtos e serviços oferecidos também são fortalecidos. E quanto maiores são as qualidades de funcionamento das empresas, e dos produtos e serviços que elas oferecem, mais elas satisfazem as necessidades, não só internas e dos empregados, mas, também, sociais. Já que toda empresa cumpre uma demanda que vem da própria sociedade – seja por vestuário, alimentação, tecnologia, energia, comunicação e outros. E quando as companhias melhoram a qualidade do que entregam a sociedade ganha. Com tudo em sintonia, a roda da economia gira, trazendo mais empregos, renda e investimentos.
*Presidente da ACMinas Jovem e vice-presidente da Partners Comunicação Integrada
Ouça a rádio de Minas