Parceiros do Futuro

Agenda 2030 ganha força com adesão de cidades brasileiras

Municípios recebem apoio técnico do governo federal para políticas sustentáveis; Minas tem 10 cidades no Pacto pelos ODS
Agenda 2030 ganha força com adesão de cidades brasileiras
Foto: Reprodução AdobeStock

Diante da urgência em cumprir a Agenda 2030, que estabelece metas globais para o desenvolvimento sustentável até o fim desta década, o governo brasileiro tem intensificado as ações voltadas para sua implementação. Entre elas, destaca-se a colaboração entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS) na execução do Pacto Meu Município pelos ODS.

Lançada em fevereiro de 2025, a iniciativa busca promover avanços no cumprimento da Agenda 2030, incentivando prefeituras a aderirem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para isso, em associação com instituições do Estado brasileiro e parceiros estratégicos, o governo estruturou um pacote de apoio técnico com ferramentas de planejamento e gestão, capacitações e um mapa com as principais linhas de financiamento voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Com foco no fortalecimento das políticas públicas locais, o governo atua diretamente com os municípios que aderiram ao Pacto, visando fomentar uma cultura de governança baseada em dados, inclusão e sustentabilidade.

Alinhamento ao PPA

Um dos pilares da proposta é transformar o Planejamento Plurianual (PPA) em um instrumento estratégico, alinhado às metas globais. A expectativa é que os ODS sejam incorporados de forma transversal às políticas públicas, promovendo o desenvolvimento territorial com equidade e redução das desigualdades.

Em Minas Gerais, 10 municípios aderiram formalmente ao Pacto Meu Município pelos ODS:

  1. Bom Jesus do Amparo
  2. Nova Era
  3. Alvinópolis
  4. Itabira
  5. João Monlevade
  6. Minas Novas
  7. Muriaé
  8. Rio do Prado
  9. Sabará
  10. Sete Lagoas

Em todo o Brasil, 75 cidades de 19 estados diferentes já aderiram. São Paulo lidera a lista, com 15 integrantes.

Na prática, o compromisso envolve a criação de um núcleo ou comissão municipal para os ODS, a elaboração de diagnóstico e plano de ação com metas, além da publicação periódica de um relatório local voluntário.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas