BH recebe encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste

O 8º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) começa nesta sexta-feira, em Belo Horizonte, com abertura na Sala Minas Gerais. Durante o evento, que conta com a participação de governadores do Sul e Sudeste, deve ser assinada uma carta confirmando o compromisso entre os estados. O tema central do encontro é a geração de emprego e renda.
Criado em Belo Horizonte, no dia 16 de março de 2019, o consórcio tem como objetivo principal consolidar a agenda de cooperação entre os governos do Sul e Sudeste, com temas que atendam às demandas econômicas, sociais e ambientais.
A programação, que segue até sábado (3), prevê novas rodadas de discussões e avanços em grupos de trabalho. Esta edição marca, também, o avanço para nova fase, com perspectiva de formalização do consórcio.
Um dos assuntos que deve ser tratado durante o encontro, que termina no sábado (3), é a disputa presidencial de 2026.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O governador Romeu Zema (Novo), disse, durante o “Café com o Governador” na Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), no fim de abril, que os governantes dos sete estados do Sul e Sudeste trabalham em conjunto por um nome para a próxima eleição.
No dia 18 de maio deste ano, chefe do Executivo de Minas Gerais disse não está nos seus planos ser presidente do Brasil. Entretanto, ele deu a entender que, se for convidado para ser candidato, não recusará o convite.
As declarações foram feitas durante a participação de Zema no MB Experience 2023. O evento, que aconteceu na capital mineira foi promovido pela assessoria de investimentos Monte Bravo e reuniu especialistas renomados para debater as perspectivas do cenário político e econômico.
Ações
No último dia 19 de maio, os governadores do Sul e Sudeste se encontraram com o presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Arthur Lira (PP-AL), no Rio de Janeiro, para falar sobre a reforma tributária, que segundo ele vai ser votada em plenário da Casa ainda neste semestre, logo após a votação do arcabouço fiscal.
Durante a reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou que o consórcio é favorável a ideia de uma reforma na qual os estados podem colaborar.
“Fundamental para o Brasil, mas também achamos que há posições onde os estados podem, sim, colaborar. Isso porque cada decisão que for tomada lá em Brasília depois acaba mexendo no dia a dia de quem está governando”, disse.
Ouça a rádio de Minas