Política

Temer, sobre anistia: acho que o mais útil seria que próprio STF fizesse dosagem das penas

Ex-presidente disse que mudança de postura é alternativa à proposta de anistia pelos envolvidos no 8 de janeiro
Temer, sobre anistia: acho que o mais útil seria que próprio STF fizesse dosagem das penas
Crédito: Afonso Braga

O ex-presidente Michel Temer afirmou que o Supremo Tribunal Federal (STF) deveria fazer uma dosagem das penas às pessoas envolvidas nos ataques do dia 8 de janeiro. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Canal Livre, da Band, ao ser questionado sobre a proposta de anistia aos condenados. A íntegra da entrevista irá ao ar neste domingo, às 20h30.

“Eu acho que o mais útil seria que o próprio Supremo Tribunal Federal fizesse uma nova dosagem das penas. Porque não foi apenas uma agressão a prédios públicos, foi agressão aos Poderes”, disse ele, em um trecho divulgado pela emissora.

Questionado sobre as críticas em relação à intervenção do STF no papel dos demais poderes, Temer respondeu que a culpa não é da Corte. “Quando todos me dizem o Supremo agora se mete em todas as questões. mas a culpa não é do Supremo, a culpa na verdade foi da Constituinte. Nós trouxemos tudo para o texto constitucional. E, portanto, tudo vai parar no Supremo Tribunal Federal“, ponderou.

Temer avaliou que seria difícil modificar o texto constitucional e afirmou que será necessário trabalhar com a realidade atual. Por outro lado, reconheceu a importância de que nenhum Poder ultrapasse os limites das competências dos demais.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Ele disse ainda que, se fosse presidente atualmente, atuaria pela implementação do sistema de governo semipresidencialista. Temer acrescentou que o País precisa de programas eficazes para enfrentar problemas básicos do País, como os das áreas de educação e segurança pública.

Reportagem distribuída pela Estadão Conteúdo

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas