Política

PM intensifica monitoramento em BH, e governo de MG oferece apoio a Brasília

PBH, Governo de Minas e forças de segurança pública colocam em prática plano preventivo; saiba mais na reportagem!
PM intensifica monitoramento em BH, e governo de MG oferece apoio a Brasília
Governo de Minas ofereceu apoio policial ao governo federal | Crédito: Gil Leonardi / Imprensa MG

O Brasil acompanhou nesse domingo as imagens dos atos de vandalismo e depredação do patrimônio público nacional em Brasília, no Distrito Federal. Diante dos fatos ocorridos, a Prefeitura de Belo Horizonte se reuniu, nesta segunda-feira, com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Guarda Municipal, BHTrans e a Procuradoria-Geral do Município (PGM). Durante o encontro, o foco foi a necessidade da intensificação do monitoramento dos pontos sensíveis de mapeamento na Capital.

A Procuradoria-Geral do Município exigiu o reforço de efetivo para o cumprimento de um dos trechos da decisão do Ministro Alexandre de Moraes. A medida determina a imediata desocupação de todos os prédios públicos federais em todo o território nacional. Além disso, impõe a prisão em flagrante dos participantes de atos antidemocráticos por crimes contra o Estado Democrático de Direito. A solicitação, segundo o próprio documento, deve ser cumprida e respeitada por todas as forças de segurança pública

Ainda nessa manhã, a Polícia Militar iniciou o monitoramento de pontos sensíveis mapeados conforme acordado na reunião. Na avenida Raja Gabaglia, na Capital, uma barraca foi recolhida em cumprimento à determinação da Justiça. As ações estratégicas continuam em andamento, e a Polícia Militar, por meio da Diretoria de Inteligência, segue monitorando todas as movimentações.

Ao DIÁRIO DO COMÉRCIO, o coronel que está à frente do comando da Polícia Militar de Minas Gerais, Rodrigo Rodrigues, informou que todo o trabalho de segurança e reforço das equipes de segurança segue rigorosamente em exercício. “Em relação à manifestação que se concentra na Avenida Raja Gabaglia, até o momento, está sob controle e sem registros de atos antidemocráticos ou de intervenção das vias. Em caso de bloqueio da avenida, a desocupação será imediata”. 

Pontos sensíveis e veículos de imprensa recebem monitoramento

A nível estadual, até o momento, não constam registros de ocorrências de invasões ou atos de vandalismo em prédios públicos estaduais ou rodovias que cortam o Estado. Procurado, o Governo de Minas Gerais informou à nossa equipe de reportagem que o “Estado segue dentro da normalidade e tranquilidade”. No entanto, destacou em nota que, “de maneira preventiva, a Polícia Militar está intensificando a proteção dos prédios das instituições públicas e sedes de veículos de imprensa na capital mineira”. 

Governo de Minas oferece policiamento ao governo federal

Questionado sobre a possibilidade de um reforço policial no Distrito Federal, o Governo de Minas Gerais se colocou à disposição do governo federal para destacar membros de suas forças de segurança e o envio dos militares a Brasília. No entanto, até o momento, nenhum pedido foi realizado formalmente, segundo o governo mineiro. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas