Belo Horizonte deve ter 10 candidatos à prefeitura; saiba quem são

Terminou na segunda-feira (5), o prazo para os partidos políticos e as federações realizarem convenções para a escolha das candidatas e dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas Eleições 2024. De acordo com o calendário eleitoral, o dia 5 também marcou o prazo-limite para as legendas deliberarem sobre a formação de coligações para o pleito de outubro.
Isso quer dizer, na prática, que o pleito começa a se estruturar de fato e o registro das candidaturas à Justiça Eleitoral deve ser feito até 15 de agosto. Em Belo Horizonte, o processo chegou ao fim com 10 nomes entre os postulantes ao cargo de líder do Executivo municipal para o período de 2025 a 2028. As campanhas podem ter início a partir do dia 16 deste mês.
Vale dizer que qualquer cidadã ou cidadão pode se candidatar aos cargos de prefeito, vice-prefeito ou vereador. Para isso, é necessário respeitar as condições de elegibilidade previstas na Constituição Federal.
Entre os requisitos estão:
• ter nacionalidade brasileira;
• estar no pleno exercício dos direitos políticos;
• ter feito o alistamento eleitoral;
• ter domicílio eleitoral na circunscrição específica;
• ter filiação partidária;
• ter idade mínima de 21 anos para os cargos de prefeito e vice-prefeito e 18 anos para o cargo de vereador.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Os nomes definidos para o pleito na capital mineira foram:
Bruno Engler (PL), que terá como vice a Coronel Cláudia Romualdo. Deputado estadual desde 2018, Engler tentou ser prefeito de Belo Horizonte em 2020 e ficou em segundo lugar na disputa. Ele tem apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Carlos Viana (Podemos) ainda não definiu seu vice. O jornalista foi eleito senador por Minas Gerais em 2018. Em 2022, Viana tentou a eleição para governo do Estado.
Duda Salabert (PDT) chega ao pleito com o professor Francisco Foureauxe como seu vice. É deputada federal e em 2018 foi a vereadora eleita com maior número de votos na história da Câmara de Belo Horizonte e também a primeira vereadora transexual da história do Legislativo na capital mineira.
Fuad Noman (PSD) concorre à reeleição e terá como vice o vereador e jornalista Álvaro Damião (União Brasil). Noman foi vice-prefeito de Alexandre Kalil e assumiu o posto máximo da PBH em 2022.
Gabriel Azevedo (MDB) é o atual presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) e terá como vice o ex-vice-governador de Minas Gerais Paulo Brant. Gabriel foi eleito, pela primeira vez, em 2016.
Indira Xavier (UP) chega com Geraldo Neres como candidato a vice-prefeito. É militante de movimentos sociais e já foi candidata a deputada estadual e a governadora, mas não foi eleita em nenhum dos pleitos.
Lourdes Francisco (PCO) vai concorrer à Prefeitura de Belo Horizonte ao lado de Marília Domingues. Em 2022, disputou o Governo de Minas, também pelo PCO.
Mauro Tramonte (Republicanos) terá a ex-secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Luísa Barreto (Novo), como vice. O jornalista desponta nas pesquisas iniciais e tem apoio do governador Romeu Zema (Novo) e do ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (Republicanos) – até então, adversários políticos. Tramonte é deputado estadual desde 2018.
Rogério Correia (PT) é o candidato do presidente Lula e vai disputar a prefeitura ao lado da deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL). Ele é deputado federal e vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados.
Wanderson Rocha (PSTU) é professor da rede pública e chega para o pleito ao lado de Firminia Rodrigues.

Ouça a rádio de Minas