Política

Bolsonaro diz que Queiroga estuda rebaixar para endêmica situação da Covid no Brasil

Bolsonaro diz que Queiroga estuda rebaixar para endêmica situação da Covid no Brasil
Presidente Jair Bolsonaro ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em Brasília | Crédito: REUTERS/Adriano Machado

Brasília – O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (03) que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda reclassificar para endemia a pandemia de Covid-19 no Brasil.

“Em virtude da melhora do cenário epidemiológico…, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda rebaixar para ENDEMIA a atual situação da Covid-19 no Brasil”, disse ele, em postagem no Facebook.

Procurado pela Reuters, o Ministério da Saúde confirmou que a pasta está fazendo essa avaliação, mas não deu detalhes.

“O Ministério da Saúde avalia a medida, em conjunto com outros ministérios e órgãos competentes, levando em conta o cenário epidemiológico e o comportamento do vírus no país”, informou a pasta.

Na véspera, o Brasil atingiu a marca de 650 mil mortes por Covid, segundo o Ministério da Saúde, após o registro de mais 370 óbitos por coronavírus. O país também registrou na quarta-feira 30.995 novos casos de coronavírus, elevando para 28.842.160 o total de casos de Covid desde o início da pandemia.

A chegada da variante Ômicron do coronavírus trouxe uma nova onda de infecções ao país, mas o avanço da vacinação e a aparente menor letalidade da variante têm mantido o número de óbitos em patamares inferiores em relação ao pico da pandemia, quando o Brasil registrou mais de 3.000 mortes por dia.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) caracterizou como pandemia a emergência sanitária decorrente da Covid-19 em março de 2020.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas