Bolsonaro não tem chance de voltar à Presidência, diz Lula à CNN

Brasília/ São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que não há chance de o ex-presidente Jair Bolsonaro voltar à Presidência da República, em entrevista nesta sexta-feira à CNN em Washington concedida à jornalista Christiane Amanpour, em meio à agenda oficial que cumpre nos Estados Unidos para se encontrar com o presidente norte-americano, Joe Biden.
“Bolsonaro não tem nenhuma chance de voltar à Presidência da República”, disse Lula.
O presidente comparou Bolsonaro a uma “cópia fiel” do ex-presidente dos EUA Donald Trump e fez duras críticas ao ex-chefe do Executivo, chamando-o de desumano e mentiroso.
Lula garantiu, no entanto, que não pedirá a extradição de Bolsonaro, que está em Orlando, na Flórida, desde o fim do ano passado, acrescentando que um eventual pedido nesse sentido cabe ao Judiciário.
O presidente afirmou ainda que o Brasil é um país “mais pacificado” que os Estados Unidos e que nos EUA, onde haverá eleição em 2024, a divisão é “muito acirrada”.
“Tivemos uma indústria de fake news que não conseguimos combater em igualdade de condições”, comentou Lula, ao acrescentar que “nem todo mundo que votou no Bolsonaro é bolsonarista”.
Na conversa com a jornalista, Lula também comentou sobre os ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro e garantiu que a democracia brasileira irá prevalecer.
Lula está nos Estados Unidos para se reunir ainda nesta sexta com o presidente norte-americano, Joe Biden, na Casa Branca. (Reuters)
Ouça a rádio de Minas