Política

Contrato de concessão da BR-381 entre BH e Valadares será assinado nesta quarta-feira

Investimentos devem somar R$ 9 bilhões em 30 anos
Contrato de concessão da BR-381 entre BH e Valadares será assinado nesta quarta-feira
Investimentos na rodovia vão somar R$ 9 bilhões em 30 anos de contrato | Crédito: Divulgação ANTT

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina na manhã desta quarta-feira o contrato de concessão da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares. A via, também conhecida como Rodovia da Morte, é um dos principais gargalos logísticos do Estado. Os investimentos devem somar R$ 9 bilhões em 30 anos.

A solenidade, no Palácio do Planalto, contará também com as presenças do diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, e do ministro dos Transportes, Renan Filho. O prefeito em exercício de Belo Horizonte, Álvaro Damião, também deverá estar na cerimônia em Brasília.

O evento marca a transferência oficial, pelo governo federal, do controle de trecho da BR-381/MG para a empresa Nova 381, vencedora do leilão realizado em agosto de 2024.

 A rodovia receberá mais de R$ 9 bilhões em investimentos. Entre as melhorias previstas estão 134,27 quilômetros de duplicação (27,3 km de obras remanescentes e 106,44 km de novos trechos), 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, além de áreas de escape, 1 Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres.

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Conforme publicado nesta semana pelo Diário do Comércio, a Nova 381 planeja investir cerca de R$ 900 milhões na rodovia nos primeiros dois anos de contrato (2025-2026).

Os investimentos devem ficar na casa dos R$ 350 milhões e R$ 400 milhões no primeiro ano de operação e em aproximadamente R$ 500 milhões no exercício seguinte.

Os aportes serão destinados, por exemplo, para melhorar a sinalização horizontal e vertical; remodelar o pavimento, o que inclui o recapeamento de toda a estrada que, atualmente, tem pontos bastante deteriorados; e recuperar a drenagem de segmentos.

Os recursos também vão contemplar a construção de sete bases operacionais de apoio aos usuários; algumas bases de serviços de conservação de rotina; e um Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros – o local de instalação ainda será definido mais adiante em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

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