DC INTEGRA MINAS | 17/12

O DC, em parceria com o Sindijori-MG, mantém um espaço de interação com os municípios mineiros através de seus veículos associados. A coluna Integra Minas é publicada às sextas-feiras no DC e tem o objetivo de aproximar questões que impactam o ambiente econômico e empresarial do Estado em uma via de mão dupla, trazendo e levando informações criando uma rede que “Integra Minas”.
Desenvolvimento da indústria
Na sexta-feira (10), foi realizado em Juiz de Fora o Encontro Empresarial em Defesa da Indústria do Vestuário, promovido pelo Sindicato da Indústria do Vestuário (Sindivest-JF). No evento, foi apresentado um estudo prospectivo do setor voltado para o fortalecimento e o crescimento das atividades econômicas no município e na região. Também foi exposto o projeto de APL (Arranjo Produtivo Local), que, conforme a presidente do sindicato, Mariângela Marcon, já está sendo trabalhado, em busca da consolidação do modelo e da certificação pelo governo mineiro. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
Turismo e geração de emprego
Cidades do sudoeste mineiro enxergam no aquecimento do turismo uma possibilidade de retomada da economia após o baque proporcionado por quase dois anos de pandemia. A Covid-19 ainda assombra Minas Gerais e o mundo, mas o avanço da vacinação garante um alívio que pode ser observado no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado recentemente: O aumento na geração de empregos puxado por atrações turísticas. Quando analisada a região de Passos, que compreende 29 cidades, é possível ver uma alta em cidades como Capitólio, onde fica o Lago de Furnas, e São Roque de Minas, que abriga o Parque Nacional da Serra da Canastra. Capitólio, inclusive, lidera o saldo na geração de empregos na região em outubro, com 73 novos postos. (Nova Imprensa – Formiga)
Finalistas do Inova Minas
O Prêmio Inova Minas Gerais, instituído pelo Decreto 46.976, de 04 de abril de 2016, e tem como objetivo estimular os servidores, estagiários, bolsistas e empregados públicos no desenvolvimento de uma cultura de inovação por meio de premiação de ideias e iniciativas inovadoras. Pela primeira vez desde que foi criado, servidores lotados em Teófilo Otoni tiveram seu trabalho entre os finalistas do concurso. O farmacêutico bioquímico do Laboratório Macrorregional, Bruno Oliveira, e a enfermeira referência das zoonoses, Maryana Prates, são servidores da Secretaria Estadual de Saúde, lotados na Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni e submeteram o trabalho intitulado “Estruturação da Rede da Leishmaniose Tegumentar”, concorrendo na categoria “Iniciativas Implementadas de Sucesso”. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
App para pessoas com paralisia
O projeto da juiz-forana Mirella Diniz Wunderlich, 17 anos, realizado junto a outros quatro estudantes do Brasil, foi campeão na Olimpíada do Futuro – Sapientia, competição de projetos de impacto social que conta com a participação de estudantes do Brasil e do exterior. O grupo apresentou a proposta do aplicativo Sorria!, destinado ao tratamento de pessoas com paralisia facial. A ideia partiu de Mirella, estudante do terceiro ano do ensino médio do Colégio Jesuítas. A ideia de criar o aplicativo nasceu a partir de uma história pessoal: a mãe e o pai da jovem tiveram episódios de paralisia facial após passarem por cirurgias para a retirada de glândulas salivares, em 2012 e 2017, respectivamente. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
Robótica na educação
A tecnologia tem se tornado uma excelente aliada das instituições de ensino. Dentro desse contexto, a robótica educacional é uma possibilidade de estimular aspectos diferenciados e trazer ganhos para os processos de aprendizagem. Atendendo a determinação do prefeito de Além Paraíba, Miguel Belmiro Junior, destacou que a Secretaria Municipal de Educação já está trabalhando para implantar no município esse método contribui para a multidisciplinaridade da educação, desenvolvendo as habilidades de cada disciplina durante a criação dos projetos. Dessa maneira, os alunos assumem o protagonismo e se tornam ativos na construção do seu conhecimento. (Jornal Além Parahyba – Além Paraíba)
Selo premiado
Ambiente seguro, manipulação de alimentos com precaução e qualidade no atendimento. O “Selo Boas Práticas”; projeto de iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, foi premiado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). A premiação aconteceu durante o 1º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais, realizado no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. O superintendente municipal de Turismo, Ricardo Ruas, foi quem recebeu o prêmio em nome da Prefeitura de Araxá. O evento reuniu cerca de 400 representantes de municípios, entre gestores de turismo e cultura, presidentes de circuitos, conselheiros e prefeitos. (Correio de Araxá)
Exposição valoriza artesanato do Jequitinhonha
Foi aberta, ontem, a exposição “Pelas águas do Jequitinhonha me deixei levar”, que reúne peças em cerâmica de 130 artesãs mineiras do Vale do Jequitinhonha. A iniciativa faz parte das ações do Sebrae Minas para divulgar a ‘marca território’, lançada em outubro deste ano, com o propósito de valorizar a origem e a identidade da região. As peças ficarão expostas até o dia 6 de março de 2022, das 10h às 16h, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Centro do Rio de Janeiro. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
Vagas de trabalho em encontro
Incentivar a produção científica durante a graduação é fundamental para o desenvolvimento dos estudantes e da comunidade. A Unifeob, por meio do seu Núcleo de Pesquisa Institucional (NPI), realizou nos últimos dias 26 e 27 de novembro a 7ª edição do Encontro Científico-Acadêmico. Foram mais de 600 inscrições, 130 estudantes selecionados, 122 trabalhos científicos apresentados e uma centena de docentes diretamente envolvidos na orientação dos projetos, além dos 30 avaliadores de salas. (Jornal Andradas Hoje)
Café de Santa Bárbara se destaca
No último final de semana, a Emater-MG, em parceria com o Sicoob Credcooper, promoveu o 4º Concurso de Qualidade dos Cafés da Região de Caratinga. No evento, Santa Bárbara do Leste se destacou mais uma vez, pela excelência do café produzido. O cafeicultor Wenison de Faria Lopes ficou em 3º lugar na categoria Café Natural, obtendo 85,417 pontos na classificação do café. O Concurso contou com a participação de cafeicultores de Caratinga, Santa Bárbara do Leste, Ubaporanga, Bom Jesus do Galho, São Domingos das Dores, São Sebastião do Anta, Inhapim, Imbé de Minas e Piedade de Caratinga. No total, 257 amostras de café foram enviadas para avaliação. (Diário de Caratinga)
Criação de museu
Os vereadores da Câmara Municipal de Mariana votaram e aprovaram, nesta semana, o projeto de lei que dispõe sobre a criação do “Museu de Mariana”. Ele funcionará no antigo Palácio do Conde Assumar, nos prédios da rua Direita, localizada no centro do município, e irá compor um roteiro de visitação turística que engloba a Casa da Câmara, as igrejas de São Francisco e o Santuário do Carmo. Além do Museu de Arte Sacra, o Cine Teatro Municipal, a Casa Cultura e a Igreja da Sé. Segundo o projeto de lei, um dos objetivos do é recolher, identificar, catalogar, guardar e possibilitar o acesso aos documentos históricos, políticos e outros de interesse na formação da sociedade local ao longo do tempo. (Jornal O Liberal – Ouro Preto)
Ouça a rádio de Minas