Eleições são encerradas em todo o País; começa apuração dos votos

A votação do primeiro turno das eleições municipais foi encerrada às 17h (horário de Brasília) deste domingo (6) em todo o País.
Os eleitores que chegaram aos locais de votação antes do fechamento das seções eleitorais vão receber senhas e poderão votar normalmente.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a apuração dos votos já começou a ser realizada pelos sistemas eletrônicos da Justiça Eleitoral, após as eleições terem sido encerradas.
Os dados serão divulgados na medida em que os votos dos eleitores forem enviados pelas seções eleitorais ao tribunal.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Neste primeiro turno, os eleitores votaram para eleger vereadores e prefeitos. Em cinco municípios do país, inclusive Belo Horizonte, o eleitorado participou de consultas populares.
O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro em 103 municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atinja mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.
Não há segundo turno para a disputa para vereador, cujas vagas são definidas em primeiro turno.
Mais de 155 milhões de eleitores estavam aptos a votar em 5.569 municípios.
TSE recebe 5,7 mil denúncias de irregularidades durante votação
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou no fim da tarde deste domingo (6) o número de ocorrências registradas durante a votação em todo o país.
O aplicativo Pardal, ferramenta oficial do TSE, recebeu 5.795 denúncias neste primeiro turno das eleições municipais.
As principais irregularidades foram boca de urna (3.401), fixação de faixas e cartazes (230) e distribuição de panfletos (207).
Urnas quebradas
Até as 15h30, 2.651 urnas eletrônicas foram substituídas, número equivalente a 0,5% do total de equipamentos.
O TSE também informou que uma seção eleitoral registrou votação manual.
A substituição de urnas eletrônicas defeituosas é esperado pela Justiça Eleitoral, que já prepara equipamentos reserva para serem colocados em operação de imediato.
Justificativas
De acordo com o TSE, foram enviadas ao sistema da Justiça Eleitoral 2,4 milhões de justificativas de ausência na votação por meio do aplicativo e-Título. A plataforma também recebeu 10,4 milhões de consultas do local de votação.
108 eleitores e 14 candidatos presos
As forças de segurança prenderam um total de 108 eleitores e 14 candidatos neste domingo (6), dia do primeiro turno das eleições municipais.
A presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Cármen Lúcia, disse no começo da tarde que a votação ocorre de forma tranquila. No total, foram registrados 911 crimes eleitorais e comuns associados ao pleito.
Reportagem distribuída pela Agência Brasil (Com informações da Folhapress)
Ouça a rádio de Minas