Política

Embaixada dos EUA é alvo de ataque

Embaixada dos EUA é alvo de ataque
Dois homens foram presos por autoridades turcas suspeitos de atirarem contra o local Crédito: Tumay Berkin/Reuters

Ancara – Autoridades turcas prenderam dois homens suspeitos de atirar contra a embaixada dos Estados Unidos (EUA) na capital Ancara, ontem, em um ataque que coincide com o aumento das tensões entre os dois países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) pelo julgamento de um pastor norte-americano na Turquia.

Ninguém ficou ferido no ataque, que o porta-voz do presidente turco Tayyip Erdogan classificou como uma tentativa de “criar o caos”. O Ministério das Relações Exteriores turco disse que aumentou a segurança para a embaixada e outras missões e funcionários dos EUA na Turquia.

Os agressores dispararam seis tiros contra o portão de segurança da embaixada, de um veículo branco em movimento, por volta de 5h30 da manhã (horário local), e três balas atingiram uma porta de ferro e uma janela, de acordo com o governo local de Ancara.
Segundo outra nota do governo, dois homens, na casa dos 30 anos, foram detidos e um veículo e uma pistola foram apreendidos. Os homens confessaram o ataque, acrescentou o governo de Ancara, afirmando que ambos tinham antecedentes criminais e suas ligações estavam sendo investigadas.

A embaixada está fechada nesta semana devido ao feriado que marca o festival islâmico Eid al-Adha.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Podemos confirmar que um incidente de segurança aconteceu na embaixada dos Estados Unidos no início desta manhã (de ontem). Não temos relatos de qualquer ferido e estamos investigando os detalhes”, disse o porta-voz da embaixada, David Gainer. “Agradecemos à Polícia Nacional da Turquia por sua rápida resposta”.

Inspeção – Imagens da emissora Haberturk mostraram policiais inspecionando uma das entradas da embaixada, onde danos aparentemente causados por tiros podiam ser vistos em uma janela.

“Essa é uma clara tentativa de criar caos”, afirmou o porta-voz de Erdogan, Ibarahim Kalin. “A Turquia é um país seguro e todas as missões internacionais estão sob a garantia das leis”.
No passado, a embaixada dos Estados Unidos em Ancara e o consulado em Istambul já foram alvo de ataques militantes e enfrentaram diversas ameaças de segurança.

As relações entre Turquia e Estados Unidos têm se tornado cada vez mais tensas nas últimas semanas, com aumento de tarifas aplicadas em parte devido ao julgamento do pastor cristão norte-americano Andrew Brunson.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas