Política

Federaminas Mulher e CMEC entregam pleitos a Geraldo Alckmin

Na reunião com Alckmin foram discutidas propostas para desburocratizar e digitalizar processos empresariais
Federaminas Mulher e CMEC entregam pleitos a Geraldo Alckmin
Reunião com Alckmin em prol do empreendedorismo feminino. Foto: Reprodução redes socias Federaminas Mulher

A presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais – Mulher (Federaminas – Mulher), Izabel Mendes, esteve em Brasília na última terça-feira (25) e, juntamente com a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), Ana Claudia Badra Cotait, participaram de reunião com o vice-presidente da República e Ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

O encontro teve como objetivo apresentar as principais demandas do CMEC com relação à implementação de políticas públicas e empresariais que possam impulsionar e fortalecer o empreendedorismo feminino no Brasil, reforçando o compromisso com o desenvolvimento deste setor.

Na reunião com Alckmin foram discutidas propostas para desburocratizar e digitalizar processos empresariais, ampliar o acesso a crédito com condições facilitadas, reduzir a carga tributária, promover capacitação e incentivar a inovação, a economia criativa e o comércio digital.

“A nossa presidente do CMEC trouxe todas as nossas pautas sobre o desenvolvimento do empreendedorismo feminino no Brasil e estou aqui representando o Sudeste juntamente com minhas amigas do CMEC nacional, representando todos os estados da nossa Federação”, disse a presidente da Federaminas Mulher.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Na ocasião do encontro com Alckmin, o CMEC se colocou à disposição para contribuir com sugestões e continuar o diálogo em prol de um ambiente de negócios mais favorável às mulheres.

Comitiva entregou o pleito para o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Foto: Reprodução redes sociais Federaminas Mulher

Conheça as propostas para um ambiente de negócios mais favorável e dinâmico para as mulheres do comércio e serviços

  1. Desburocratização e facilitação de negócios – simplificação e digitalização de processos para abertura, licenciamento e fechamento de empresas, bem como incentivos à formalização.
  2. Acesso a crédito e financiamento – criação de linhas de crédito com juros reduzidos e garantias públicas para facilitar o acesso ao financiamento por pequenos e médios negócios.
  3. Redução da carga tributária e incentivos fiscais – revisão do Simples Nacional, incentivos para inovação e redução de tributos sobre a folha de pagamento.
  4. Capacitação e qualificação empresarial – programas de treinamento para inovação, digitalização e adoção de novas tecnologias no comércio e serviços.
  5. Incentivo ao comércio local e digitalização – facilitação do acesso a marketplaces e integração com meios de pagamento digitais.
  6. Apoio à inovação e tecnologia – parcerias entre empresas, universidades e startups, além de programas para pesquisa e desenvolvimento.
  7. Incentivo à Economia Criativa – criação de fundos de investimento para projetos criativos, microcrédito específico e estímulo ao consumo de produtos criativos locais.

Com as medidas pleiteadas diretamente ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, a entidade reforça que essas ações podem contribuir significativamente para o crescimento sustentável dos setores, impulsionando a geração de empregos, a competitividade empresarial e a inovação.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas