Política

Fiemg lança curso de capacitação política

Fiemg lança curso de capacitação política
Resgate da confiança foi um dos assuntos discutidos no evento de lançamento da 1ª Capacitação Política da Fiemg ontem | Crédito: Sebastião Jacinto Jr / Fiemg

Com o objetivo de levar informações que contribuam para o melhor preparo político dos industriais e população em geral, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) lançou a 1ª Capacitação Política. Durante a abertura do evento, que aconteceu, ontem, em Belo Horizonte, o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, destacou que o curso tem o objetivo de levar o conhecimento  para quem deseja ampliar o engajamento na eleição. Na abertura, o tema discutido foi a falta de confiança na política, instituições e relações interpessoais e a importância da retomada da mesma como um elemento chave para o desenvolvimento socioeconômico do País.

Ao longo do curso, serão oito encontros híbridos com os maiores especialistas e grandes players. A programação do curso inclui temas como Ciência Política e Teoria de Estado, Gestão Pública, Direito Eleitoral, Organizações Partidárias, A importância das Relações Institucionais e Governamentais e Atuação da Fiemg nos interesses da Indústria no âmbito político.

Segundo Roscoe, o objetivo da Fiemg ao promover a capacitação política dos empresários industriais é levar informações para que eles participem do processo, fazendo escolhas e engajando de forma ativa.

“Nosso objetivo é trazer informação para que o brasileiro e o mineiro, que é eleitor, e quer ter papel mais relevante na eleição possa ter informações para fazer isso  de forma mais efetiva, como fazer as escolhas e definir apoios. Há um grande desconhecimento de como funciona o sistema eleitoral, o sistema partidário no Brasil, por grande parte da população e queremos trazer luz independente da vertente política”.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Roscoe ressaltou que a Fiemg é uma entidade apartidária e que não se envolve em apoio direto a candidatos. “A Fiemg se envolve a apoiar governos pró sociedade ou seja durante governos, seja qual for, a Fiemg tenta contribuir com ideias, propostas e melhorias que possam ser implementadas em prol da nossa sociedade. O que nós podemos fazer e tentamos fazer é contribuir para a melhora do ambiente de negócios e, consequentemente, melhora da nossa sociedade”.

O ex-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, destacou que a iniciativa da Fiemg abre perspectiva e possibilidade do exercício da cidadania, da busca do voto consciente e consequente.

“É algo muito importante. É a valorização do processo político, da política em si, para que a gente possa buscar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida do cidadão brasileiro e mineiro. Espero que Minas Gerais possa ter o voto consciente, que possamos ter um governo que represente a grande maioria porque o desafio maior é o day after, ganhar é uma etapa, mas a governabilidade é o grande desafio. Nós precisamos amadurecer e avançar na nossa democracia e a cláusula de desempenho vai se fazer sentir agora, com a redução do número de partidos representados em cada parlamento. A gente tem que buscar a governabilidade”.

O ministro do Tribunal de Contas da União, Antonio Anastasia, ex-senador e ex-governador de Minas Gerais, ressaltou que a iniciativa da Fiemg é importante e que neste ano eleitoral, os tribunais de contas e o poder judiciário também terão  grandes responsabilidades de robustecimento do processo democratico, que se consolida no momento do voto. Ele também ressaltou a importância da imprensa. 

“Nós precisamos muito contar com o papel da imprensa para escoimar todo tipo de informação falsa. Por isso, o curso é tão importante. Na medida que a Fiemg se dispõe, com tantas organizações, a levar informação, conhecimento, uma forma ampla de educação a empresários e lideranças, isso afasta a possibilidade de vicejar entre nós esta erva daninha que é a informação falsa que acaba desvirtuando o processo eleitoral”.

Aumentar a confiança no País

Para o cofundador e presidente do Conselho de Administração da MRV&CO, Rubens Menin, a capacitação política é importante para o processo eleitoral. Segundo ele, se a eleição for bem feita e de forma transparente, é possível reverter a baixa confiança em relação ao País, à política e às instituições, o que é importante para a atração de investimentos internacionais, que podem promover o desenvolvimento econômico e social no Brasil.

“A confiança é tudo. Este ano será muito importante no Brasil. Essa eleição precisa ser feita da melhor forma possível e mostrar para o mundo como se faz a democracia. Apesar dos defeitos, o mundo está de olho no Brasil e observando com otimismo e esperança. Existe muito dinheiro que pode vir para o Brasil.  Uma eleição bem feita pode aumentar a confiança e atrair investidores”. 

Ainda segundo Menin, o ingresso de investimentos estrangeiros no País é fundamental para o avanço da infraestrutura, do desenvolvimento econômico e social, uma vez que o capital nacional é limitado. 

“O dinheiro de fora é importante porque não tem como atender às necessidades de investimentos que o Brasil tem somente com recursos internos. A confiança é fundamental e ultra atual. Ainda vejo investidores olhando o Brasil com muito carinho e, assim, que tiverem oportunidade, virão pra cá. O investidor que aplicar em projetos grandes, planta de aço, ferrovias enormes, qualquer coisa de grande porte e onde ele vai conseguir isso? No Brasil”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas