Fuad Noman vence a eleição para prefeito de Belo Horizonte

O atual prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), 77, venceu o segundo turno das eleições municipais e foi reeleito para uma nova gestão de quatro anos, a partir de janeiro de 2025. Ele terá como vice Alvaro Damião, do União Brasil.
Com 100% das urnas apuradas, Fuad Noman totalizou 53,73% dos votos válidos (670.574), contra 46,27% (577.537) do concorrente Bruno Engler (PL).
Os votos válidos excluem os votos inválidos (em branco e nulos) e são os únicos considerados pela Justiça Eleitoral para calcular os resultados. Para conquistar o cargo de prefeito, os candidatos precisam obter 50% mais 1 dos votos válidos, e não totais.
Ao todo, as eleições municipais de 2024 em Belo Horizonte tiveram 1.248.111 votos válidos, 61.885 votos nulos (4,56% do total) e 46.236 votos em branco (3,41%).
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O resultado foi oficializado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h07. Veja o exato momento da confirmação do resultado na tela abaixo:

Poucos minutos antes de o TSE confirmar o resultado, o Instituto Datafolha já havia divulgado a projeção da vitória de Fuad. E o prefeito reeleito postou o agradecimento em suas redes sociais:
“Agradeço imensamente a todos que acreditaram, caminharam junto, e depositaram sua confiança em nós. Vamos trabalhar mais quatro anos para fazer de BH uma cidade melhor para todos”, publicou.

O segundo turno das eleições municipais ocorreu neste domingo (27) em 51 cidades do país – 15 capitais e outros 36 municípios.
Fuad liderou todas as pesquisas eleitorais após o primeiro turno
O resultado em Belo Horizonte confirma o que havia aparecido em todas as pesquisas eleitorais pós-primeiro turno, que colocavam Fuad Noman em vantagem, apesar de Bruno Engler ter terminado à frente no primeiro turno.
Duas pesquisas de intenção de voto divulgadas na véspera do pleito, por exemplo, já apontavam a vitória de Fuad: pelo Instituto Datafolha, ele aparecia com 53% dos votos válidos contra 47% de Engler. Já os dados da Quaest, também de sábado (26), mostravam Fuad com 52% dos votos válidos e Engler com 48%.

Outras pesquisas recentes, no período pós-primeiro turno, também colocaram o atual prefeito em vantagem nas intenções de voto. Por exemplo:
- 10 de outubro: Fuad com 48% X Bruno com 41%
- 17 de outubro: Fuad com 58,7% X Bruno com 41,3%
- 23 de outubro: Fuad com 46% X Bruno com 40%
- 24 de outubro: Fuad com 46% X Bruno com 39%
- 25 de outubro: Fuad com 54,8% X Bruno com 45,2%
Fuad Noman estava confiante que seria reeleito; ele teve apoio de ala da esquerda
Ao votar, na manhã deste domingo (27), Fuad demonstrou otimismo com a reeleição:
“A sociedade precisa de trabalho, de obra. Estou há dois anos e meio à frente da prefeitura, e nós fizemos ou estamos fazendo mais de 300 obras. Muitas não estão concluídas, porque são complexas, e esperamos ter mais um mandato para concluí-las”, disse.
O prefeito estava ao lado de aliados, como o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia), e o deputado federal Reginaldo Lopes (PT), e ressaltou o apoio do presidente Lula (PT) na transferência de recursos.

“O presidente Lula tem nos apoiado na parte de recursos, já liberou para Belo Horizonte mais de R$ 1 bilhão, que será utilizado para a urbanização das vilas e favelas, para a contenção de encostas, para a aquisição de ônibus elétricos”, disse.
Apesar de contar com o apoio do PT no segundo turno, o candidato do PSD evitou atos com candidaturas de esquerda derrotadas no primeiro turno e disse em sabatina que dispensava a participação de Lula em sua campanha.
A estratégia foi adotada pela campanha do prefeito para não afugentar o eleitorado de centro e de direita que votou em Mauro Tramonte (Republicanos) e Gabriel Azevedo (MDB), respectivamente terceiro e quarto colocados no primeiro turno.

Atual prefeita de Uberaba também se reelege
Em Minas Gerais, houve segundo turno apenas na Capital e na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro. Por lá, Elisa Araújo (PSD) venceu de Tony Carlos (MDB).
Com o mesmo partido de Fuad Noman, Elisa Araújo computou 55,60% dos votos válidos (86.492), enquanto Tony Carlos apareceu com 44,40% (69.067), considerando 100% das urnas apuradas.
Ela é a atual prefeita da cidade e conquistou a reeleição, em vitória confirmada pelo TSE às 19h31.

Foram 155.559 votos válidos, 6.653 votos nulos (4,01%) e 3.519 votos em branco (2,12%) na cidade.
Veja quem foram os eleitos em outras capitais
Confira, a seguir, os eleitos nas outras 14 capitais que tiveram segundo turno nestas eleições municiais (em ordem alfabética da capital):
- Aracaju (SE) – Emilia Correa (PL)
- Belém (PA) – Igor (MDB)
- Belo Horizonte (MG) – Fuad Noman (PSD) é reeleito
- Campo Grande (MS) – Adriane Lopes (PP)
- Cuiabá (MT) – Abilio (PL)
- Curitiba (PR) – Eduardo Pimentel (PSD)
- Fortaleza (CE) – Evandro Leitão (PT)
- Goiânia (GO) – Mabel (União)
- João Pessoa (PB) – Cicero Lucena (PP)
- Manaus (AM) – David Almeida (Avante)
- Natal (RN) – Paulinho Freire (União)
- Palmas (TO) – Eduardo Siqueira Campos (Podemos)
- Porto Alegre (RS) – Sebastião Melo (MDB)
- Porto Velho (RO) – Léo (Podemos)
- São Paulo (SP) – Ricardo Nunes (MDB)

(Com informações da Folhapress sobre o momento em que Fuad foi votar)
Ouça a rádio de Minas