Fundação Dom Cabral conclui curso para liderança negra

Na quinta-feira, 27 de junho, 31 mulheres negras participantes do Pacto Transforma – Programa de Formação de Mulheres Negras para Cargos de Liderança, idealizado pela Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial e B3, estiveram no Campus Aloysio Faria da Fundação Dom Cabral, em Nova Lima (Região Metropolitana de Belo Horizonte).
O encontro faz parte da vivência e encerramento do curso Liderança Transformadora: Jornada de Desenvolvimento para Mulheres Negras, ministrado pela FDC como parte do apoio educacional ao programa. O Pacto Transforma visa promover e fortalecer a qualificação e inserção das mulheres negras em posição de liderança nas empresas brasileiras.
O curso “Liderança Transformadora”, com carga horária de 40 horas, começou em março e abordou temas, como liderança, carreira e futuros possíveis; gestão de conflitos; o futuro do capital humano nas organizações; e relações interpessoais no trabalho.
A experiência deste dia 27 de junho teve como objetivo proporcionar às mulheres que participam do Pacto Transforma uma vivência para discutir temas estratégicos, finanças, relações internacionais e recursos humanos nas diferentes indústrias, visando gerar networking e desenvolvimento de novas competências e ampliação do acesso cultural.
Segundo a gerente de relacionamento institucional e gestora do Programa Pacto Transforma, Ednalva Moura, a parceria com a FDC é uma excelente oportunidade e a vivência oportuniza a troca de conhecimento com executivas e executivos de diferentes segmentos, prospectar novas oportunidades, além de desenvolver habilidades técnicas e comportamentais.
Já a vice-presidente da Educação Social, Ana Carolina de Almeida, ressalta que as mulheres negras representam apenas 3% entre os líderes nas empresas brasileiras. “Acreditamos na força da diversidade, da inteligência e criatividade das mulheres. É por isso que, cada vez mais, temos canalizado nossa energia e vocação para educação na articulação dos esforços que unem o poder público, a iniciativa privada e sociedade civil para transformar todo esse potencial em desenvolvimento sustentável para a sociedade”, completa. Para ela, trata-se de um programa totalmente focado na missão da FDC de contribuir com a inclusão por meio da educação social.
Ouça a rádio de Minas