Governadores do Sul e Sudeste debatem proposta para a segurança pública no 14° encontro do Cosud
O governador Romeu Zema participou, na sexta-feira (5), no Rio de Janeiro (RJ), das atividades da 14ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que promove de forma conjunta o avanço de políticas públicas essenciais para a população destas regiões.
O encontro, realizado entre os dias 4 e 6/12 na capital fluminense, tem como objetivo principal intensificar o debate sobre as propostas de combate à criminalidade, com ações integradas de inteligência, e de aprofundar as conversas em torno da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 18, que aborda a temática no Congresso Nacional.
O chefe do Executivo mineiro e os governadores do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, de São Paulo, Tarcísio de Freitas, de Santa Catarina, Jorginho Mello, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, discutiram propostas e compartilharam experiências de combate à criminalidade durante o painel “Segurança Pública e o Enfrentamento ao Crime Organizado: Desafios dos Estados Sul e Sudeste”.
“O Cosud veio para somar. Representamos 55% dos brasileiros e mais de 70% do PIB do Brasil. As propostas que temos levado têm somado e queremos colaborar para um Brasil melhor”, disse o governador Romeu Zema.
Encontro com procuradores de Justiça
Dentro da programação desta edição do Cosud, ocorreu uma reunião com os procuradores de Justiça dos estados membros do consórcio. Na oportunidade foi abordada a integração dos Ministérios Públicos nos moldes do consórcio dos estados.
A ideia é que seja criado um espaço de compartilhamento de informações, de serviço de inteligência entre os MPs dos estados das duas regiões.
Câmaras temáticas
A 14ª edição do Cosud conta com oito câmaras temáticas: Segurança Pública, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Governo e Gestão, Saúde, Educação, Desenvolvimento Humano e Regulação.
Os secretários de Estado de Justiça a Segurança Pública (Sejusp-MG), Rogério Greco, e de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), Mila Corrêa da Costa, e técnicos de diferentes pastas representaram o Governo de Minas nas mesas debatendo novas propostas de políticas voltadas à população.
Carta-compromisso
Ao final do encontro, será apresentada a Carta do Rio de Janeiro. O documento trará um conjunto de ações e propostas elaboradas durante o evento pelos governos do Sul e Sudeste para o desenvolvimento de políticas públicas dos estados.
Ouça a rádio de Minas