Governo se reúne com farmacêuticas por remédios para intubação

Objetivo é tentar traçar estratégias que tornem mais eficiente o fornecimento dos medicamentos, hoje escassos no País

22 de março de 2021 às 12h10

img
Prédio do Ministério da Saúde, em Brasília | Crédito: Ueslei Marcelino/Reuters

Brasília – O governo federal informou, nesta segunda-feira, que fará reuniões com as empresas farmacêuticas para tentar estratégias que melhorem a situação do fornecimento de medicamentos para intubação, hoje escassos na maior parte do País.

Em nota conjunta assinada pelos ministérios da Saúde e das Comunicações, o governo informa que foram feitas reuniões neste final de semana para avaliar os estoques de cada estado e traçadas estratégias para tentar evitar o desabastecimento.

Entre elas, a requisição de estoques excedentes da indústria que já não tiverem com entrega prevista em contratos anteriores, aquisições internacionais via Organização Panamericana de Saúde (Opas) e pregões eletrônicos nacionais com a participação dos estados.

Na semana passada, o Fórum de Governadores, em carta enviada ao presidente Jair Bolsonaro, informou que na maior parte dos estados alguns medicamentos vitais para intubação, como neurobloqueadores, sedativos e relaxantes musculares, tinham estoques para no máximo 20 dias

Setor privado tem situação ainda mais crítica

Grupos de hospitais privados e planos de saúde revelaram que no setor privado a situação é ainda mais crítica, já que as requisições do ministério teriam dificultado a compra dos medicamentos para intubação.

Na nota, o governo se diz “atento e preocupado” com o avanço dos casos de Covid-19 no País e que “trabalha incansavelmente” para garantir assistência aos estados e municípios.

Ao mesmo tempo, afirma que a aquisição dos medicamentos do chamado “kit intubação” são responsabilidades dos governos estaduais e dos municipais, apesar de o Ministério da Saúde ter feito requisições diretas às empresas.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail