Secretário de Cultura e Turismo de Minas, Leônidas de Oliveira pede exoneração; veja quem assume

O governo de Minas anunciou, neste domingo (14), o desligamento do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, a pedido dele. No cargo desde 2020, ele foi um dos principais responsáveis pelo tombamento de patrimônios do Estado, como “Os Modos de Fazer o Queijo Minas”, reconhecido pela Unesco em 2024. Quem assume a pasta é Bárbara Botega, que atualmente ocupa o cargo de secretária-adjunta de Comunicação Social.
“[Leônidas de Oliveira] também contribuiu efetivamente para a descentralização da aplicação de recursos da área em Minas Gerais e para que o Estado chegasse ao topo entre os mais visitados por turistas”, diz o texto divulgado pelo governo.
A nota também destaca a ampla experiência de Leônidas na gestão das áreas de Cultura e Turismo, em cargos como a presidência da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) e a presidência interina da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur).
Ainda segundo o comunicado, a saída de Leônidas será concluída nos próximos dias.
Autoridades mineiras repercutiram a demissão. O presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), Marcelo Souza e Silva, usou as redes sociais para agradecer ao ex-secretário. “[Leônidas] deixou um legado de inovação, valorização do patrimônio e promoção do nosso estado como destino de referência nacional e internacional. Seu trabalho inspira e fortalece todos nós que acreditamos no poder transformador da cultura e do turismo”, disse Silva.
Ouça a rádio de Minas