Lula afirma que anunciará isenção de IR no dia 18 de março

Brasília e Sorocaba – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou. na sexta-feira (14), que vai anunciar no dia 18 de março a medida que isenta a população que ganha até R$ 5 mil de Imposto de Renda (IR). “O governo quer salvar o povo trabalhador de pagar IR, enquanto muita gente rica sonega”, disse.
A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já vinham reiterando que o anúncio estava próximo. Meses atrás, Haddad anunciou a medida na televisão aberta.
“Quem ganha muito inventa sempre uma mutreta para não pagar imposto”, continuou o presidente da República. “Pessoas mais ricas não precisam do Estado, quem precisa, são os pobres. […] Tem gente que fica nervoso dizendo que só quero cuidar de pobre”. A declaração de Lula foi feita durante evento de anúncio de investimento de R$ 243 milhões em novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu, no pátio da empresa Flash Engenharia em Sorocaba (SP).
Também estavam presentes, entre outras autoridades, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e o ministro da Saúde recém-nomeado, Alexandre Padilha.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Crédito
Lula disse ainda que quer anunciar “logo, logo” uma nova política de crédito, agora voltada para a reforma de casas. Segundo ele, a pessoa que quiser construir um “puxadinho” vai ter crédito para fazê-lo.
“Uma outra coisa que quero anunciar logo, logo é um crédito para reforma de casa. O cara que quer fazer um banheiro, um quarto a mais para filha, alguma coisa a mais na garagem, mais uma cozinha, ele vai ter crédito para fazer esse puxadinho”, disse o presidente, em evento de entrega de novas ambulâncias do Samu em Sorocaba (SP). “É assim que a gente vai recuperar a grandeza do povo brasileiro.”
Nesta semana, Lula assinou a Medida Provisória (MP) que reformula o crédito consignado para trabalhadores do setor privado. O novo programa, batizado de “Crédito do Trabalhador”, entrará em operação pelos bancos oficiais e privados a partir de 21 de março.
Reportagem distribuída pela Estadão Conteúdo
Ouça a rádio de Minas