Lula atinge 44% das intenções de voto

Brasília – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa ao Palácio do Planalto no próximo ano com 44% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 24%, segundo pesquisa Ipespe divulgada ontem.
Atrás dos primeiros colocados aparecem o ex-juiz Sérgio Moro (Podemos), com 9%, e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 7%.
A sondagem foi feita entre os dias 14 a 16 de dezembro por telefone com 1.000 entrevistados acima de 16 anos. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.
Nesse primeiro cenário da pesquisa, ainda aparecem o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 3%, Felipe D’Ávila (Novo), com 1%, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), também com 1%.
Em outra sondagem de primeiro turno, quando mudam alguns candidatos da chamada terceira via, Lula tem 43%, Bolsonaro, 23%, Moro, Ciro e Doria se mantém, respectivamente, com 9%, 7% e 3%. Em seguida, todos com 1%, aparecem Cabo Daciolo (PMB) – que já anunciou que não vai concorrer; a senadora Simone Tebet (MDB); Rodrigo Pacheco (PSD); e o senador Alessandro Vieira (Cidadania).
Nas simulações de segundo turno, Lula vence todas as disputas. O petista registra 53% ante 31% contra Bolsonaro; Lula tem 52% ante 33% contra Moro, e o petista alcança 52% contra 25% de Ciro Gomes e 53% contra 24% de Doria.
Em outra pesquisa, desta vez, feita pelo Data Folha, pouco mais da metade dos brasileiros, 51%, consideram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o melhor presidente que o País já teve, enquanto 48% classificam o atual mandatário, Jair Bolsonaro, como o pior de todos.
Lula, que deverá ser candidato mais uma vez em 2022, aparece 40 pontos percentuais a frente de Bolsonaro, que deverá disputar a reeleição e é apontado como melhor presidente da história por apenas 11% dos entrevistados – um percentual abaixo do seu índice de intenção de votos, que ficou em 22% na última pesquisa do instituto, e da aprovação de seu governo, que teve o mesmo índice.
Em destaque por causa da rivalidade para as eleições de 2022, os dois são os mais lembrados dos dois lados da avaliação. Lula é considerado o pior presidente da história do País por 18% dos entrevistados.
Lula tem sua melhor avaliação entre moradores da região Nordeste, 66%, e entre pessoas que estão procurando emprego, com 63%.
Já Bolsonaro é o preferido entre pessoas que votam em seu atual partido, o PL, 48%. Bolsonaro também é citado como o melhor da história por 19% de evangélicos e 19% de pessoas que ganham mais de 10 salários mínimos.
A pesquisa foi realizada de 13 e 16 de dezembro com 3.666 pessoas, em 191 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Ouça a rádio de Minas